"No€Way". PJ faz nove detenções em operação de combate ao cibercrime

por RTP

A Polícia Judiciária anunciou esta quarta-feira a detenção de nove pessoas por suspeita de dezenas de casos de fraude com recurso à aplicação MBWay.

A investigação contou com a colaboração da SIBS, entidade gestora da aplicação. O valor do dano atingiu, até ao momento, um valor de cerca de 170.000 euros, prevendo-se que este valor possa aumentar com a continuação da investigação, adianta a Polícia Judiciária.

Nove pessoas foram detidas (seis mulheres e três homens), presumíveis autores de “dezenas de crimes de burla informática agravada, falsidade informática e acesso ilegítimo”, refere a PJ.

Os detidos vão ser presentes a primeiro interrogatório judicial para aplicação da medida a coação.

 “A estratégia investigatória visou a localização e agrupamento das várias participações que se encontravam dispersas por várias comarcas do país, por forma a demonstrar a atividade delituosa reiterada e organizada, conjugando e analisando toda a informação de forma a identificar/localizar os agora detidos”, explica a Polícia Judiciária em comunicado enviado às redações.  

Os autores destes crimes levaram a cabo “múltiplas ações criminosas” com impacto em várias vítimas. Na sequência das detenções e buscas domiciliárias procedeu-se ainda à apreensão de vários objetos relacionados com a prática criminosa ou objetos adquiridos da forma ilícita.

Por fim, a Polícia Judiciária deixa ainda alguns alerta no que diz respeito à utilização da app:
  • Nunca forneça a ninguém o código de ativação ou pin de acesso à aplicação MbWay;
  • Tenha atenção redobrada perante a abordagem de estranhos que queiram pagar por MbWay;
  • Nunca adicione um número de telefone estranho à sua conta bancária;
  • Nunca instale esta aplicação sob a orientação de estranhos;
  • O número de telefone dá acesso direto à movimentação da sua conta;
  • Se tem dúvidas consulte o seu banco;
  • Informe-se antes de aderir. Duvide, pergunte, confirme e só depois adira.
Tópicos
pub