Número de óbitos em Portugal voltou a aumentar

por RTP

Nas últimas 24 horas, morreram 35 pessoas com Covid-19. Desde o início da epidemia, o país já registou um total de 380 óbitos. Estão confirmados 13.141 casos positivos para o novo coronavírus, mais 699 de ontem para hoje.

Estão internadas 1211 pessoas, das quais 245 nos cuidados intensivos.

Os números dos últimos dias, no que aos novos casos confirmados diz respeito, têm revelado estabilidade, o que leva alguns especialistas a dizer que o pico da doença poderá já ter passado.

Porém, quando vemos o número de óbitos, encontramos um movimento ziguezagueante.

A 1 de abril houve 27 mortes em 24 horas, valor que no dia seguinte desceu para 22 e a 3 de abril disparou para o máximo de 37.

A seguir voltou a descer para a casa dos 20 e até 16, mas nos dois últimos dias saltou de novo para a casa dos 30 mortos.

Se o pico já terá passado, como se explica isto? Uma explicação é que as mortes têm atraso em relação às infeções, pois em média os pacientes morrem duas semanas depois da infeção.

Assim sendo, vale a pena comparar a curva dos óbitos com a curva das novas infeções ocorridas há duas semanas.

Quando fazemos essa comparação, constatamos que há duas semanas a curva das novas infeções estava quase sempre em crescimento, com exceção de 24 de março, tendo a 25 atingido um máximo de 633 novos casos confirmados em 24 horas.

A curva dos óbitos não tem a mesma consistência, como vemos, pois vai registando constantes acelerações e abrandamentos, mas de facto nos quatro últimos dias acompanha em paralelo a evolução da curva dos novos casos ocorridos há duas semanas.

Com o abrandamento dos novos casos, a curva dos óbitos deverá abrandar duas semanas depois.

A directora geral da Saúde confirmou a tendência de estabilização nos novos caso,s mas sublinhou que não se trata de um dado garantido e insistiu que ainda não chegou a hora de abrandar as medidas de isolamento social.
pub