Em direto
Portugal comemora 50 anos da Revolução dos Cravos. Acompanhe ao minuto

Número de vítimas mortais dos incêndios aumenta para 43

por RTP
Bombeiros fotografados durante o combate ao incêndio no Pinhal de Leiria Paulo Cunha - Lusa

Os incêndios florestais que assolaram no domingo o norte e o centro de Portugal fizeram pelo menos 43 mortos. O balanço de vítimas foi atualizado na tarde desta quinta-feira pela Autoridade Nacional de Proteção Civil.

De acordo com a adjunta do comando nacional da Autoridade Nacional de Proteção Civil Patrícia Gaspar, citada pela agência Lusa, o corpo de 43ª vítima dos incêndios do fim de semana foi encontrado em Avô, no concelho de Oliveira do Hospital.Terminam esta quinta-feira os três dias de luto nacional decretados pelo Governo.

Vinte das mortes ocorreram no distrito de Coimbra: dez em Oliveira do Hospital, três em Tábua, três em Arganil, três em Penacova e uma na Pampilhosa da Serra.

No distrito de Viseu, há registo de 18 vítimas mortais, nomeadamente em Vouzela (oito), Santa Comba Dão (cinco), Nelas (uma), Carregal do Sal (uma), Tondela (duas) e Oliveira de Frades (uma).

Morreram duas pessoas na Guarda e uma na Sertã, distrito de Castelo Branco. Outras duas pessoas morreram no Hospital de Coimbra, mas não é pública a origem.

Para além das 43 vítimas mortais, a vaga de incêndios de domingo, já considerado pelas autoridades como o pior dia do ano em matéria de combate a fogos, fizeram cerca de sete dezenas de feridos - mais de uma dezena em estado grave.

Esta foi a segunda vaga mais grave de incêndios florestais com vítimas mortais em 2017. Em junho, o incêndio que deflagrou em Pedrógão Grande causou 64 mortes e mais de 250 feridos. Registou-se ainda a morte de uma mulher, atropelada quando tentava escapar às chamas.

c/ Lusa
pub