O novo sítio de informação da RTP. O que muda? Todas as novidades aqui

por Alexandre Brito - RTP

Numa semana em que se comemora os 60 anos do Telejornal, lançamos o novo sítio de informação da RTP. O espaço onde as notícias da Rádio e da Televisão Portuguesa chegam a todo o mundo através do computador, do tablet e, cada vez mais nos dias de hoje, do telemóvel. Mais informação, melhor navegação, mais rápido. Revelamos aqui algumas das novidades, mas o melhor é mesmo experimentar.

Mudámos a imagem, mais contemporânea e próxima destes dias cada vez mais digitais, mas mudámos também a navegação e tornámos bastante mais fácil e imediato o acesso a todos os conteúdos.

Está cá tudo. As reportagens vídeo da televisão e as reportagens áudio da Antena 1 que são transportadas para o universo digital de forma a que possa ver e ouvir a qualquer hora, em qualquer lugar.

Mas também toda a informação atualizada ao minuto com todas as vertentes que o mundo digital oferece. Os textos, as imagens, as infografias, os trabalhos multimédia...
Mudámos a navegação. Queremos que seja mais fácil e rápida. A partir de agora, quando entra numa notícia, terá logo oportunidade de ver na mesma página todas as outras notícias que estão em destaque. Sem saltos de páginas, sem tempos de espera.
O mesmo acontece quando entra na zona dos vídeos. Nessa página terá logo acesso à sequência de reportagens publicadas nas últimas horas. Torna-se assim bastante mais fácil navegar e escolher quais as reportagens que quer ver.
Ou ouvir. A mesma lógica aplica-se à área das reportagens áudio da Antena 1. Na mesma página tem acesso e pode ouvir todos os trabalhos da rádio pública.
Na página de entrada consegue de imediato ver as notícias que estão a marcar o dia. 
No topo, pode acompanhar a emissão em direto da RTP 3. Ou se quiser, também nessa zona, ouvir o último noticiário da Antena 1.
Demos também muito mais visibilidade ao trabalhos de fundo em que estamos a trabalhar - Em Foco. Os trabalhos multimédia, as infografias, mas também as grandes reportagens e entrevistas exclusivas.
Na página de entrada pode ainda aceder aos Podcast da Antena 1. Os programas que mais gosta de ouvir à distância de um clique. Ou, se preferir, para os descarregar para o telemóvel para ouvir mais tarde, em qualquer lugar, a qualquer hora.
E também ligações mais diretas para todos os programas de informação da RTP.

Mudámos também a área do Desporto. A lógica e facilidade de navegação é a mesma. É o espaço onde pode encontrar notícias de todos os desportos, em texto, vídeo ou áudio.
Melhorámos também os artigos em direto onde pode acompanhar os jogos de futebol. Para além dos relatos da Antena 1, ou das transmissões da RTP, aqui pode também encontrar dados estatísticos em tempo real sobre os jogos que estão a decorrer. 
Toques na bola, espaço ocupado no campo, para cada jogador, para todas as equipas. 
E classificações e resultados de praticamente todos os encontros, nacionais e internacionais.
Mudámos muito e para melhor. Sempre a pensar na facilidade de navegação de quem nos lê, vê e ouve. 

pub