Obra do novo centro de saúde de Alfena, Valongo, arranca até ao final do mês

por Lusa

Valongo, Porto, 15 mar (Lusa) - As obras do novo centro de saúde de Alfena, equipamento muito reivindicado no concelho de Valongo e que vai servir 13.300 utentes, deverão começar até ao final deste mês, indicou hoje a câmara local.

Em declarações à agência Lusa, o presidente da câmara de Valongo, José Manuel Ribeiro apontou que a empreitada "arranca previsivelmente durante março para estar pronta em 2019".

"É um equipamento que faz muita falta ao concelho. Em 2019 a cidade de Alfena terá um centro de saúde à altura das necessidades. Será um equipamento bom e moderno, conforme reivindicamos e a população merece", disse o autarca.

Em causa uma obra que é comparticipada por fundos comunitários em 85%, sendo que os restantes 15% são responsabilidade do Estado, enquanto a câmara de Valongo, distrito do Porto, doou o terreno.

José Manuel Ribeiro aponta para um investimento a rondar os 1,3 milhões de euros.

Este é um processo que está a ser conduzido pela Administração Regional de Saúde do Norte (ARS-Norte) que, em comunicado, aponta que foi emitido o respetivo visto do Tribunal de Contas.

"As novas instalações terão que estar concluídas e acessíveis aos utentes e aos profissionais que na mesma vão desempenhar a sua atividade em 2019", lê-se na nota da ARS-Norte.

A mesma entidade descreve que as atuais instalações do centro de saúde estão "desadequadas à implementação dos princípios da reforma dos Cuidados de Saúde Primários que a tutela do Ministério da Saúde está a levar a efeito" e que a nova infraestrutura visa "dotar toda a população inscrita com a sua Equipa de Saúde Familiar".

Tópicos
pub