Obras no aeroporto de Lisboa fazem soar alarme entre os ambientalistas

por Antena 1

Preocupada com os impactos ambientais, a associação ambientalista Zero pede que seja feita uma avaliação de impacto ambiental para as obras no aeroporto de Lisboa. Os trabalhos consistem na construção de saídas rápidas neste aeroporto.

Em declarações à Antena 1, Acácio Pires, da Zero, diz ser essencial esta avaliação porque após as obras vão existir mais voos por dia.

O ambientalista Pires diz que em consequência das obras, e de mais voos, a poluição sonora e atmosférica vai aumentar.

Para a Zero, apesar destas obras fazerem parte do no plano estratégico da ANA, plano esse que foi objeto de avaliação ambiental estratégica, neste caso em particular as obras acabam por estar ligadas à expansão do aeroporto.

Por esse motivo deve existir pelo menos um pronunciamento por parte da Agência Portuguesa do Ambiente sobre a necessidade de estudo de impacto ambiental, o que, segundo a associação ambientalista, não aconteceu.

Na última terça-feira, a ANA aeroportos anunciou obras para a criação de duas saídas de pista rápidas no aeroporto de Lisboa.

Melhoramento que pretende garantir maior fluidez na circulação dos aviões e que deve permitir uma redução dos percursos e das emissões de dióxido de carbono.

Estas obras implicam o encerramento da pista entre as 23h30 e as 5h00, a partir de 6 de janeiro e até final de junho.
pub