Onze dos 18 distritos do continente com risco muito elevado de exposição a UV

por Lusa

Lisboa, 29 jun (Lusa) -- Onze dos 18 distritos de Portugal continental, tal comos os arquipélagos dos Açores e da Madeira apresentam hoje um risco `muito elevado` de exposição à radiação ultravioleta (UV), segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

No continente, os distritos com risco maior são Vila Real, Aveiro, Viseu, Guarda, Portalegre, Santarém, Lisboa, Setúbal, Évora, Beja e Faro.

Os restantes distritos: Viana do Castelo, Braga, Porto, Bragança, Castelo Branco, Coimbra e Leiria apresentam risco `elevado`.

Para as regiões com risco `muito elevado` e `elevado`, o Instituto recomenda o uso de óculos de sol com filtro UV, chapéu, `t-shirt`, guarda-sol e protetor solar, além de desaconselhar a exposição das crianças ao sol.

Os índices UV variam entre menor do que 2, em que o UV é `Baixo`, 3 a 5 (`moderado`), 6 a 7 (`elevado`), 8 a 10 (`muito elevado`) e superior a 11 (`extremo`).

Para Portugal continental, o IPMA espera para hoje aguaceiros nas regiões Norte e Centro e vento noroeste moderado a forte no litoral e terras altas.

Aguarda também aguaceiros fracos nas regiões Norte e Centro, em especial no litoral, sendo mais frequentes e intensos nas terras altas da região norte durante a tarde e pequena descida de temperatura.

Para os Açores é esperado céu pouco nublado, enquanto para a Madeira a previsão é de períodos de céu muito nublado, aguaceiros nas vertentes norte e terras altas até meio da manhã e vento fraco a moderado de nordeste, tornando-se moderado a forte com rajadas até os 70 quilómetros por hora nas terras altas a partir do final da tarde.

pub