Operação da PJ leva à detenção de 20 pessoas por corrupção na aprovação da inspeção automóvel

por Lusa

A Polícia Judiciária (PJ) deteve hoje 20 pessoas por corrupção e outros crimes relacionados com a aprovação fraudulenta de automóveis sujeitos a inspeção, mediante contrapartidas indevidas e ilícitas, refere um comunicado da PJ.

A operação "Roda Viva", realizada na zona da Grande Lisboa, envolveu 200 efetivos da PJ e foram apreendidos nas buscas elementos probatórios e objetos relacionados com os crimes de corrupção ativa e passiva, peculato, abuso de poder, tráfico de influências e falsificação de documentos.

A investigação da Unidade Nacional de Combate à Corrupção (UNCC) iniciou-se há cerca de oito meses, sob a direção do Departamento de Investigação e Ação Penal (DIAP) de Sintra. Contou ainda com a colaboração da Direção de Serviços de Inspeção do Instituto da Mobilidade e dos Transportes (IMT).

Os detidos vão ser sujeitos a primeiro interrogatório judicial para aplicação das medidas de coação.

Entretanto, fonte policial adiantou à agência Lusa que entre os detidos está um inspetor da própria PJ e um casal de seguranças, por suspeitas de corrupção ativa e passiva.

Segundo a mesma fonte, o inspetor pertencia à Unidade Nacional de Combate à Corrupção (UNCC), e trabalhava na área da contrafação de cartões de crédito e moeda falsa.

A fonte precisou ainda que o esquema ilícito passava por levar automóveis à inspeção periódica obrigatória, pagando uma determinada quantia para que os veículos fossem aprovados.

Entre os detidos - adiantou - há elementos de centros de inspeção automóvel e das oficinas. Um dos seguranças da PJ trabalha atualmente no setor de transportes.

 

 

Tópicos
pub