Em direto
Portugal comemora 50 anos da Revolução dos Cravos. Acompanhe ao minuto

Operação Fizz. Orlando Figueira diz que "tinha que ser muito estúpido para ser corrompido assim"

por RTP
Mário Cruz - Lusa

O julgamento da Operação Fizz começou esta segunda-feira. Na primeira sessão, o antigo procurador do DCIAP reafirmou estar inocente e garantiu que nunca foi corrompido. O primeiro dia de julgamento ficou ainda marcado pela decisão do coletivo de juízes de aceitar o pedido da procuradora do Ministério Público de separar o processo do ex-vice-presidente de Angola.

A primeira semana do julgamento da Operação Fizz está reservada para ouvir os arguidos do processo. Orlando Figueira, Paulo Amaral Blanco e Armando Pires deverão prestar declarações em tribunal e todos garantem estar inocentes.

O primeiro a prestar declarações foi o antigo procurador do Ministério Público. Orlando Figueira disse que “teria de ser muito estúpido para ser corrompido assim”. "Ninguém me comprou", garantiu o antigo procurador do DCIAP aos jornalistas, à saída do tribunal.

Reafirmou estar inocente e garantiu que a sua conduta no Ministério Público foi irrepreensível. O ex-procurador tentou rebater as acusações de que é alvo.

Figueira está detido há quase dois anos. Primeiro em prisão preventiva e, desde o verão de 2016, está com pulseira eletrónica em prisão domiciliária.

A operação Fizz investiga um alegado esquema de corrupção em que o procurador Orlando Figueira recebia contrapartidas para fechar investigações que envolviam altas figuras do Estado angolano. O procurador Orlando Figueira é precisamente acusado dos mesmos crimes que costumava investigar no Departamento Central de Investigação e Ação Penal: corrupção e branqueamento de capitais.

A acusação diz que recebeu cerca de 763 mil euros em dinheiro e contratos de trabalho como consultor jurídico no grupo BCP para arquivar dois processos de Manuel Vicente, numa altura em que este estava prestes a tornar-se vice-presidente de Angola. Manuel Vicente é a personagem central na investigação. O ex-vice-presidente de Angola e ex-líder da Sonangol é acusado de corromper o procurador português. Vicente é o motivo pelo qual este processo tem gelado as relações entre Luanda e Lisboa.

Vão ainda a julgamento duas figuras que serão responsáveis por fazer a ligação entre Orlando Figueira e Manuel Vicente: Paulo Amaral Blanco, advogado conhecido por representar o Estado angolano e figuras do regime e Armindo Pires, intermediário e grande amigo de Manuel Vicente.

Os três arguidos que continuam no processo desmentem qualquer acordo de corrupção para serem arquivados dois inquéritos a Manuel Vicente.
Tribunal aceita separação do processo de Manuel Vicente
A procuradora do Ministério Público Leonor Machado pediu a separação do processo do ex-vice-presidente de Angola. O pedido foi aceite pelo coletivo de juízes.

Manuel Vicente é o elemento central desta operação, sendo acusado de ter pago ao procurador Orlando Figueira para que fossem encerradas investigações contra ele. O pedido de separação de processos foi apresentado pela procuradora Leonor Machado, que substitui a partir desta segunda-feira o procurador José Gois na Operação Fizz por decisão do Ministério Público.

Apesar de o julgamento começar esta segunda-feira, Manuel Vicente não foi ainda notificado ou sequer constituído arguido. As autoridades portuguesas não conseguem chegar a ele e Luanda recusa colaborar com Lisboa, apesar das cartas rogatórias enviadas.

O processo contra Manuel Vicente será por isso separado para permitir o julgamento dos restantes arguidos. No pedido de separação do processo, a procuradora recordou que o arguido Orlando Figueira está há mais de dois anos em prisão domiciliária.

Angola tinha já pedido a separação do processo, pretendendo que o julgamento do ex-vice-presidente Manuel Vicente se realizasse em território angolano, ao abrigo das convenções assinadas no âmbito da CPLP. No entanto, as autoridades portuguesas recusam enviá-lo.

Na sessão desta manhã foi ainda divulgada a resposta de Luanda a uma carta rogatória enviada pela justiça portuguesa. A carta pedia que Manuel Vicente fosse constituído arguido e notificado de “todo o conteúdo da acusação proferida nos autos”. Luanda respondeu que não era possível notificar Manuel Vicente.

Esta manhã, à chegada ao Tribunal, o advogado de Manuel Vicente alegou que o ex-vice-presidente de Angola não pode comparecer em tribunal. “A imunidade não é vontade do próprio, não é privilégio do próprio, não é prerrogativa do próprio”, afirmou Rui Patrício.
Mudança de procurador
O Ministério Público substituiu o procurador José Gois por Leonor Machado no processo da Operação Fizz, que tem como arguidos o antigo vice-presidente angolano Manuel Vicente, o ex-procurador Orlando Figueira, o advogado Paulo Blanco e o empresário Armindo Pires.

O Ministério Público não deu qualquer justificação para a troca de procurador. A mudança ocorre depois de o procurador José Góis e a Procuradoria-Geral da República terem apresentado pontos de vista distintos quanto àquela que deveria ser a estratégia do Ministério Público.

A divergência aconteceu depois de, em dezembro, o arguido Orlando Figueira ter introduzido o vice-presidente do BCP Carlos José da Silva e o advogado Daniel Proença de Carvalho no processo.

O arguido alega que o corruptor ativo não é Manuel Vicente, mas sim Carlos José da Silva e que Proença de Carvalho atuava como intermediário.

O procurador José Gois defendeu na altura que estes novos dados não deveriam ser tidos em conta. Em sentido contrário, a Procuradoria-Geral da República afirmou que estes novos dados estavam a ser tidos em conta para que fosse aberto um inquérito autónomo.

O julgamento que começou esta segunda-feira vai levar a tribunal algumas das principais figuras da justiça portuguesa, como o juiz Carlos Alexandre e a ex-diretora do DCIAP Cândida Almeida. O Presidente da República e o deputado João Soares foram chamados para testemunhar a favor de Paulo Blanco, com quem trabalharam na câmara de Lisboa.
pub