Operação GNR "viajar sem pressa" vai controlar velocidades entre 13 e 19 de agosto

por Antena 1

Foto: Direitos Reservados

Reduzir a sinistralidade é o principal objectivo da mais uma operação da Divisão de Transito da Guarda Nacional Republicana. Razão pela qual vai realizar-se mais uma acção de fiscalização rodoviária, especialmente dedicada ao controlo de velocidade, nas estradas nacionais entre 13 e 19 de agosto.

O major José Beleza da GNR revela que o número de sinistralidade baixou, face ao período homologo, mas também explica que esse fator se deve ao facto de termos estado em confinamento.

Nos primeiros seis meses de 2020 foram fiscalizados, por radar, mais de 55,3 milhões de veículos, o que corresponde a um aumento de 29%, face a período homólogo de 2019 (42.842.087).

Portugal vai ter radares de velocidade média

Actualmente existem 60 locais de controlo de velocidade nas estradas nacionais.

Cinquenta radares foram instalados entre 2016 e 2017 e os restantes dez o ano passado.

Mas o Governo quer mais pé no travão e por isso vai comprar mais radares. Entre eles os designados radares de velocidade média.

Os novos radares serão colocados entre dois pontos, com a capacidade para medir, em simultâneo, a velocidade de vários veículos, mesmo nos casos em que estes circulam lado a lado ou a uma distância inadequada entre si.

A distância entre estes dois radares poderá variar, mas podem ter um alcance até três quilómetros entre eles.

A seleção dos locais de instalação dos novos radares tem como pressuposto, entre outros fatores, o nível de sinistralidade, onde a velocidade excessiva se revelou ser uma constante.

Para já os locais apresentados para instalação dos novos radares são:
  • EN5 em Palmela
  • EN10 em Vila Franca de Xira
  • EN101 em Vila Verde
  • EN106 em Penafiel
  • EN109 em Bom Sucesso
  • IC19 em Sintra
  • IC8 na Sertã
pub