Operação Lex: Ex-presidente do Tribunal da Relação constituído arguido

por RTP

O antigo presidente do tribunal da Relação de Lisboa, Luís Vaz das Neves, é suspeito de viciar o sorteio de vários processos a pedido do juiz Rui Rangel, avança esta quinta-feira à noite a TVI.

Durante a investigação do processo LEX terão sido detetadas mensagens trocadas entre o antigo presidente do Tribunal da Relação de Lisboa e Rui Rangel.

Vaz das Neves foi constituído arguido e, contactado pela RTP, recusou prestar declarações enquanto o processo estiver em segredo de justiça. O antigo presidente do Tribunal da Relação de Lisboa apenas diz que "a seu tempo e em lugar próprio tudo se esclarecerá".

Também contactado pela RTP, Orlando Nascimento que foi o juiz relator do processo em causa e que é o atual presidente da relação não quer falar sobre o caso porque o processo está em fase de inquérito no Supremo Tribunal de Justiça.

Orlando Nascimento acrescenta que, e passo a citar "a situação relatada a ser verdade é extremamente lamentável e não nos deixa confortáveis".

Rui Rangel e a juíza desembargadora, Fátima Galante, são arguidos da operação LEX desde fevereiro de 2018, que investiga a corrupção e tráfico de influência. Esta investigação está a cargo da Procuradora Maria José Morgado e a acusação deve ser deduzida em breve.
pub