Ordem recomenda reforço de meios na Unidade de Cirurgia Plástica e Queimados de Coimbra

por Lusa

A Secção Regional do Centro da Ordem dos Médicos (SRCOM) alertou hoje para a necessidade do reforço urgente das equipas médicas e equipamentos no Serviço de Cirurgia Plástica e Queimados do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC).

Em comunicado enviado à agência Lusa, a SRCOM considerou que é urgente esse reforço "para assegurar a qualidade dos serviços prestados pela única unidade existente do Serviço Nacional de Saúde na região Centro".

"É indispensável possibilitar uma resposta adequada para todos os doentes e o CHUC não tem atualmente qualquer resposta durante a noite", afirma o presidente da Secção Regional, Carlos Cortes, citado no documento, salientando que "é grave, porque deixa dois milhões de habitantes desprotegidos na região".

Segundo o dirigente, há problemas graves e intoleráveis para cumprir a escala médica, a partir das 22:00, "uma vez que o único serviço de cirurgia plástica e queimados da região Centro encerra por não existir uma escala noturna autorizada pelo hospital".

"Quando surgem situações urgentes durante a noite, como por exemplo, vítimas de queimaduras graves, têm de ser transferidas para outros hospitais do país. Por outro lado, é necessária, também, uma unidade de cuidados intermédios que é atualmente inexistente", frisou.

Na opinião de Carlos Cortes, trata-se de "carências muito preocupantes, tendo em conta que também acorrem àquele serviço utentes oriundos de vários pontos do país e, muitas vezes, vítimas de catástrofes e acidentes de extrema gravidade".

"Este alerta é necessário para evitar uma calamidade", assume o presidente da SRCOM, Carlos Cortes.

"Face aos grandes incêndios que ocorreram o ano passado na região Centro, os profissionais de saúde do Serviço de Cirurgia Plástica e Queimados do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra foram inexcedíveis", recordou Carlos Cortes.

O dirigente lembrou ainda que vários responsáveis políticos "conheceram as debilidades deste serviço perante a falta de recursos humanos e já elogiaram o trabalho extraordinário e de extrema complexidade ali realizado".

O Serviço de Cirurgia Plástica e Queimados do CHUC está vocacionado para responder ao tratamento de lesões traumáticas e suas sequelas, tumores ósseos, reconstrução mamária e integra também a Unidade de Reconstrução Génito-Urinária e Sexual.

 

Tópicos
pub