Parlamento debate em abril a comunicação social na era digital

| País

O parlamento vai promover, em abril, uma conferência sobre a comunicação social na era digital, anunciou hoje o presidente da Assembleia da República, Ferro Rodrigues, na sessão de encerramento da conferência "Combate às Fake News - Uma questão democrática".

"Certo é que vivemos um tempo em que a desinformação, sejam notícias falsas, deturpadas, imprecisas ou enganosas, atingiu uma gravidade tal que constitui uma verdadeira ameaça para a democracia", disse Eduardo Ferro Rodrigues no encerramento da conferência organizada pelas agências Lusa e Efe, em Lisboa.

O presidente da Assembleia da República destacou, ainda, o "total empenho do parlamento numa reflexão profunda" sobre o futuro do jornalismo.

"Permitam-me que reafirme o meu total empenho para que estes 45 anos do 25 de abril sejam marcados por uma reflexão profunda sobre o futuro do jornalismo e a qualidade do espaço público nesta era das redes sociais", afirmou Ferro Rodrigues.

De acordo com o presidente da Assembleia da República, o parlamento solicitou à Entidade Reguladora para a Comunicação Social (ERC) um estudo sobre a desinformação na comunicação digital, que pretende também a inclusão de "medidas legislativas a tomar", o qual deverá ser entregue à Assembleia no início de abril.

"A Assembleia da República vai realizar, no próximo mês de abril, uma conferência sobre `Comunicação Social na era digital`, que visa promover um debate amplo e alargado, envolvendo várias entidades, sobre as questões que estão associadas a esta temática", anunciou Ferro Rodrigues.

Tópicos:

Ferro,

A informação mais vista

+ Em Foco

Em entrevista à Antena 1, o presidente do PS elogia a chamada "geringonça", mas coloca reservas quanto à hipótese de ter BE e PCP num futuro executivo socialista.

    As famílias já pediram o repatriamento, mas o MNE diz que ainda não tem uma solução.

    Toda a informação sobre a União Europeia é agora agregada em conteúdos de serviço público. Notícias para acompanhar diariamente na página RTP Europa.

      Em cada uma destas reportagens ficaremos a conhecer as histórias de pessoas ou de projectos que, por alguma razão, inspiram ou surpreendem.