Pedrógão: "Há responsabilidades de vários tipos"

| País
Pedrógão: Há responsabilidades de vários tipos

A ver: Pedrógão: "Há responsabilidades de vários tipos"

João Guerreiro, presidente da Comissão Técnica Independente que elaborou o relatório sobre Pedrógão Grande, explicou no Telejornal que há responsabilidades "momentâneas", relacionadas com os acontecimentos durante o incêndio, mas também "responsabilidades estruturais", ligadas às medidas de prevenção que poderiam ter sido tomadas.

O responsável refere ainda que houve um período inicial em que o fogo não foi imediatamente combatido e que se descontrolou entre as 15 e as 16 horas.

Não sendo possível apurar com certeza se esta atuação teria evitado alguma das 64 mortes no incêndio de Pedrógão Grande, João Guerreiro refere que a tomada de algumas medidas poderia limitado a dimensão da catástrofe.

O presidente da Comissão Técnica Independente diz ainda que o relatório concluiu que as notícias de mortes que se foram seguindo "causaram uma desorientação completa" junto das autoridades.

As notícias que foram surgindo levaram a uma concentração de autoridades, pessoas, responsáveis políticos e comunicação social no posto de comando, um enquadramento que João Guerreiro diz ser pouco aconselhável e que acabou gerar diversas vozes de comando.

A informação mais vista

+ Em Foco

Os dados do sistema de Informação de Fogos Florestais da União Europeia (EFFIS) indicam que só entre os dias 14 e 15 de outubro arderam em Portugal continental cerca de 200 mil hectares.

    Acionar o artigo 155 da Constituição espanhola representa um momento único na História de Espanha. O Governo de Madrid já definiu os setores que quer controlar de imediato.

    Impostos, orçamentos, metas para o próximo ano. A RTP descodifica a proposta de Orçamento do Estado apresentada pelo ministro das Finanças esta sexta-feira.

      Mário Centeno também deixou no ar a ideia de que, na discussão da especialidade do OE2018, seja posto um ponto final nos cortes do subsídio de desemprego.