Pedrógão: "Há responsabilidades de vários tipos"

| País
Pedrógão: Há responsabilidades de vários tipos

A ver: Pedrógão: "Há responsabilidades de vários tipos"

João Guerreiro, presidente da Comissão Técnica Independente que elaborou o relatório sobre Pedrógão Grande, explicou no Telejornal que há responsabilidades "momentâneas", relacionadas com os acontecimentos durante o incêndio, mas também "responsabilidades estruturais", ligadas às medidas de prevenção que poderiam ter sido tomadas.

O responsável refere ainda que houve um período inicial em que o fogo não foi imediatamente combatido e que se descontrolou entre as 15 e as 16 horas.

Não sendo possível apurar com certeza se esta atuação teria evitado alguma das 64 mortes no incêndio de Pedrógão Grande, João Guerreiro refere que a tomada de algumas medidas poderia limitado a dimensão da catástrofe.

O presidente da Comissão Técnica Independente diz ainda que o relatório concluiu que as notícias de mortes que se foram seguindo "causaram uma desorientação completa" junto das autoridades.

As notícias que foram surgindo levaram a uma concentração de autoridades, pessoas, responsáveis políticos e comunicação social no posto de comando, um enquadramento que João Guerreiro diz ser pouco aconselhável e que acabou gerar diversas vozes de comando.

A informação mais vista

+ Em Foco

O Conselho Europeu informal de Salzburgo tem em cima da mesa dossiers sensíveis, com a imigração e o Brexit no topo da agenda. A RTP preparou um conjunto de reportagens especiais sobre esta cimeira.

    Nas eleições primárias, alguns dos mais conceituados senadores democratas foram vencidos por candidatos mais jovens, progressistas e, alguns deles, socialistas.

      Em 1995, dois estudantes desenvolveram um motor de pesquisa. Dois anos depois, Andy Bechtolsheim passou um cheque no valor de 100 mil dólares. Nesse dia, fez-se história: a Google nasceu.

        A Austrália enfrenta a maior seca de que há memória, afetando agricultores e criação de gado.