Pedrógão: "Há responsabilidades de vários tipos"

| País
Pedrógão: Há responsabilidades de vários tipos

A ver: Pedrógão: "Há responsabilidades de vários tipos"

João Guerreiro, presidente da Comissão Técnica Independente que elaborou o relatório sobre Pedrógão Grande, explicou no Telejornal que há responsabilidades "momentâneas", relacionadas com os acontecimentos durante o incêndio, mas também "responsabilidades estruturais", ligadas às medidas de prevenção que poderiam ter sido tomadas.

O responsável refere ainda que houve um período inicial em que o fogo não foi imediatamente combatido e que se descontrolou entre as 15 e as 16 horas.

Não sendo possível apurar com certeza se esta atuação teria evitado alguma das 64 mortes no incêndio de Pedrógão Grande, João Guerreiro refere que a tomada de algumas medidas poderia limitado a dimensão da catástrofe.

O presidente da Comissão Técnica Independente diz ainda que o relatório concluiu que as notícias de mortes que se foram seguindo "causaram uma desorientação completa" junto das autoridades.

As notícias que foram surgindo levaram a uma concentração de autoridades, pessoas, responsáveis políticos e comunicação social no posto de comando, um enquadramento que João Guerreiro diz ser pouco aconselhável e que acabou gerar diversas vozes de comando.

A informação mais vista

+ Em Foco

No mês do Mundial de futebol a RTP faz uma radiografia da vida na Rússia.

    Entrevista a António Mateus para o programa "Olhar o Mundo". Veja aqui.

    Um olhar aos altos e baixos da relação entre o Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e o líder da Coreia do Norte, Kim Jong-un.

      Dados revelados no Digital News Report de 2018 do Reuters Institute.