Pessoas mais pobres e com menos escolaridade morrem mais cedo

| País
Pessoas mais pobres e com menos escolaridade morrem mais cedo

Em várias regiões da Europa, as desigualdades agravaram-se nos últimos anos, com impacto na esperança média de vida. As mulheres de grupos sociais menos favorecidos têm menos sete anos de esperança média de vida e os homens têm menos 15 anos. O primeiro relatório da Organização Mundial da Saúde sobre a equidade no setor mostra também que Portugal é um dos poucos países analisados em que a percentagem da despesa em saúde pública diminuiu.

A OMS considera que a redução das desigualdades é possível, mesmo a curto prazo, e sugere medidas como a redução da taxa de desemprego, o aumento da proteção social e maior investimento público em saúde.

A informação mais vista

+ Em Foco

A RTP ouviu os seis lideres partidários sobre temas que escapam aos programas políticos e que contribuem para definir o perfil dos candidatos.

    Uma sondagem da Universidade Católica aponta para o fim da hegemonia laranja na Madeira, apesar da vitória do PSD nas regionais (38%) do próximo domingo.

    Na semana em que se assinala o início da II Guerra Mundial, a RTP conta histórias de portugueses envolvidos diretamente no conflito.

      Em cada uma destas reportagens ficaremos a conhecer as histórias de pessoas ou de projectos que, por alguma razão, inspiram ou surpreendem.