PJ de Leiria trava grupo que causou prejuízos de dez milhões de euros

| País

A Polícia Judiciária de Leiria desencadeou hoje a operação `Cordial Mente`, que pôs fim a um grupo organizado que criava empresas fictícias e que causou prejuízos de, pelo menos, dez milhões de euros.

Numa nota de imprensa, a PJ informa que "foram já contabilizados danos patrimoniais que ascendem a cerca de dez milhões de euros, decorrentes de terem sido lesadas inúmeras empresas e particulares, bem como o próprio Estado em termos fiscais".

"Estarão em causa crimes praticados de forma organizada, nomeadamente de burla qualificada, falsificação de documentos, recetação e fraude fiscal, concretizados através da constituição de firmas fictícias e sob a capa de movimentos comerciais aparentemente legais", acrescenta a mesma nota.

Durante as buscas e, até ao momento, procedeu-se à apreensão e recuperação de "inúmeros bens ainda não quantificados, sendo igualmente apreendida significativa quantidade de documentação, que serviria de suporte à atividade criminosa".

Segundo o comunicado, a Polícia Judiciária, no âmbito de uma investigação desenvolvida pelo Departamento de Investigação Criminal de Leiria, desencadeou hoje a operação `Cordial Mente`, visando o desmantelamento de um grupo organizado que se dedicaria à prática de múltiplos crimes de natureza económica e patrimonial.

A investigação, tutelada pelas autoridades judiciárias de Santarém e Tomar, determinou a emissão de 18 mandados de detenção e de 36 mandados de busca, cumpridos em várias localidades de norte a sul do país.

A operação, coordenada pelo Departamento de Investigação Criminal de Leiria da Polícia Judiciária, envolveu meios humanos e materiais das Diretorias do Norte, do Centro e de Lisboa e Vale do Tejo, bem como os Departamentos de Investigação Criminal de Braga, Aveiro, Guarda e Unidade Local de Évora, num total de 170 operacionais.

A PJ contou ainda com a colaboração dos Comandos Distritais de Santarém da Guarda Nacional Republicana e da Polícia de Segurança Pública.

A investigação prossegue "visando apurar a real dimensão patrimonial que estará em causa".

De acordo com a PJ, o grupo era essencialmente constituído por indivíduos referenciados e com antecedentes criminais por questões similares às referidas.

O cumprimento dos mandados de detenção e das buscas domiciliárias e não domiciliárias ocorreu em simultâneo e de acordo com o planeamento operacional previamente definido.

Os detidos irão ser presentes às autoridades judiciárias competentes para aplicação de medidas de coação tidas por convenientes.

Tópicos:

Comandos Distritais, Santarém,

A informação mais vista

+ Em Foco

Entrevistada no Telejornal, a ministra da Saúde admitiu que reunir o consenso do PSD "não foi algo que tenha passado pelas preocupações do Governo".

A fronteira entre a Irlanda do Norte e a República da Irlanda continua a ser a maior dor de cabeça interna de Theresa May.

Toda a informação sobre a União Europeia é agora agregada em conteúdos de serviço público. Notícias para acompanhar diariamente na página RTP Europa.

    Em cada uma destas reportagens ficaremos a conhecer as histórias de pessoas ou de projectos que, por alguma razão, inspiram ou surpreendem.