PJ realiza novas buscas na Fundação O Século

por RTP
Pedro A. Pina - RTP

A Polícia Judiciária voltou a realizar buscas esta segunda-feira nas instalações da Fundação "O Século", em São Pedro do Estoril. A instituição particular de solidariedade social já tinha sido alvo de buscas em janeiro. O presidente e vice-presidente da IPSS foram constituídos arguidos.

A Polícia Judiciária voltou esta segunda-feira às instalações da Fundação "O Século" em São Pedro do Estoril, no concelho de Cascais e às residências do presidente, Emanuel Martins, e do vice-presidente da fundação, João Ferreirinho, que foram constituídos arguidos.

A informação é avançada pela Procuradoria-Geral Distrital de Lisboa (PGDL), que confirma a investigação sobre "a prática de condutas ocorridas entre 2012, até à presente data, susceptíveis de integrar a prática dos crimes de peculato e de abuso de poder".

Segundo a nota divulgada no site da PGDL, os dois suspeitos foram notificados para comparecerem no DIAP de Sintra de Lisboa Oeste para interrogatório.

O presente inquérito encontra-se em segredo de justiça, acrescenta a PGDL.

Em janeiro, as autoridades já tinham realizado buscas à fundação por suspeitas de peculato e abuso de poder por parte de alguns dos elementos da instituição desde 2012.

Na altura, foi apreendida "documentação contabilística e financeira e de atas relevantes para o objeto da investigação", segundo o comunicado da Procuradoria-Geral Distrital de Lisboa, divulgado a 4 de janeiro.

O processo encontra-se na 3ª secção do Departamento de Investigação e Ação Penal de Sintra, da Comarca de Lisboa Oeste.

A Fundação "O Século" foi fundada em 1998 e tem origem na antiga Colónia Balnear infantil "O Século", criada em 1927.

Segundo a sua página na internet, a fundação "O Século" tem como missão promover e contribuir para a criação de condições e oportunidades que possibilitem não só o desenvolvimento sócio-cultural das crianças, mas também a assistência social a idosos e pessoas mais desfavorecidas ou em risco social.

(com Lusa)

Tópicos
pub