Plenários de trabalhadores param ligações fluviais da Transtejo/Soflusa

por Lusa
As embarcações param durante algumas horas, esta terça-feira Mário Cruz-Lusa (arquivo)

As ligações fluviais da Transtejo/Soflusa, entre a margem sul do Tejo e Lisboa, deverão estar interrompidas temporariamente esta terça-feira à tarde devido a plenários de trabalhadores convocados pelos sindicatos, anunciaram as empresas.

A Transtejo/Soflusa informa que “prevê a interrupção temporária do serviço” nas ligações fluviais de Cacilhas, Montijo, Seixal e Trafaria, segundo um comunicado divulgado na sua página da internet.

De acordo com o dirigente do Sindicato dos Trabalhadores Fluviais Carlos Costa, os plenários foram agendados para debaterem a proposta das empresas de aumento salarial na ordem dos 0,9%, valor que a estrutura sindical considera insuficiente tendo em conta a inflação.

As empresas têm a mesma administração e ambas asseguram as ligações fluviais entre a margem sul e Lisboa, mas a Transtejo é responsável pelos terminais do Seixal, Montijo, Cacilhas e Trafaria/Porto Brandão, no distrito de Setúbal, enquanto a Soflusa faz a travessia entre o Barreiro e o Terreiro do Paço, em Lisboa.

No caso dos terminais de Almada, a empresa estima que as ligações fluviais entre Cacilhas e o Cais do Sodré sejam interrompidas esta terça-feira entre 14h05 e as 17:h5, enquanto as da Trafaria/Porto Brandão para Belém devem parar entre as 13h00 e as 18h00.

No mesmo dia, a travessia entre o Seixal e o Cais do Sodré pode parar entre as 14h00 e as 17h50 e, no Montijo, entre 13h30 e as 18h00.

Segundo as empresas, em caso de paralisação do serviço regular, os terminais e estações são encerrados, nos períodos indicados, por questões de segurança.



pub