Polícia Judiciária investiga AICEP no Porto

por RTP
Nacho Doce - Reuters

A Polícia Judiciária realizou buscas esta terça-feira na delegação da Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal no Porto. Em causa está um alegado esquema de corrupção para obtenção de subsídios atribuídos pela agência. A AICEP confirma as buscas e está a analisar "internamente" a situação.

Foram recolhidas várias provas documentais. Em causa estão suspeitas de fraude na obtenção de subsídios atribuídos a duas empresas de gesso laminado da Marinha Grande e de Sines, onde a Polícia Judiciária também já esteve.

O suspeito é um alto quadro da AICEP sediado no Porto, mas até ao momento ninguém foi detido.

Os crimes em causa são corrupção, falsificação de documento e fraude na obtenção de subsídio, com um desvio de quatro milhões que terá sido evitado por estas buscas.
AICEP confirma buscas
Numa nota enviada à comunicação social, a AICEP confirma as buscas ocorridas na terça-feira, nas instalações do Porto, no âmbito de "uma investigação sobre um processo específico de concessão de incentivos, em que a AICEP interveio como organismo intermédio".

"A AICEP está a colaborar com as autoridades no sentido de fornecer todos os elementos pretendidos para o esclarecimento da verdade", refere a nota enviada à comunicação social.

A agência refere ainda que está também "a analisar internamente a situação".
Tópicos
pub