Em direto
Portugal comemora 50 anos da Revolução dos Cravos. Acompanhe ao minuto

Polícia Judiciária realiza buscas na SAD do Benfica por suspeitas de corrupção

por RTP
Nesta operação, já designada como <i>Mala Ciao</i>, estão em causa pelo menos seis jogos Lusa

Em causa está uma suspeita de corrupção e viciação de resultados por parte do clube da Luz em pelo menos seis jogos da época 2017/2018. As buscas incicidiram igualmente nas instalações do Vitória de Setúbal, Desportivo das Aves e Paços de Ferreira.

A RTP apurou que o Benfica é suspeito de ter aliciado e pago a jogadores no sentido de influenciar resultados. Nesta fase, ninguém será detido nem constituído arguido, uma vez que a operação em curso, liderada pela PJ do Porto, serve apenas para recolha de provas.

Nesta operação, já designada como Mala Ciao, estão em causa pelo menos seis jogos em que o Benfica é suspeito de ter subornado atletas de outros clubes para que vencessem o FC Porto durante a época 2017/2018.

As buscas decorreram nas instalações do Benfica, Vitória de Setúbal, Desportivo das Aves e Paços de Ferreira.

Em nota à comunicação social, a Procuradoria-Geral da República (PGR) informa que o inquérito corre termos na secção distrital do DIAP do Porto, em que se investiga “a prática de factos suscetíveis de integrar os crimes de corrupção ativa e passiva, tráfico de influência e oferta ou recebimento indevido de vantagem”.

“Foi determinada realização de catorze buscas domiciliárias e dez não domiciliárias, quatro das quais a sociedades desportivas”, refere ainda a nota, acrescentando que as buscas tiveram lugar nas comarcas de Viana do Castelo, Braga, Bragança, Porto, Porto Este, Lisboa e Setúbal.

As buscas em curso estão a cargo da Polícia Judiciária, sob direcção do Ministério Público. O inquérito encontra-se em segredo de justiça.
"Profundo e cabal esclarecimento"
O Benfica reagiu rapidamente ao inquérito em curso e informou, em comunicado no site, que o processo de investigação teve como base uma "denúncia anónima efetuada no Porto".

O clube da Luz confirma que foi "recolhida informação" junto da SAD por parte de uma equipa da Polícia Judiciária, tendo sido fornecidos "todos os esclarecimentos solicitados".

"A Sport Lisboa e Benfica – Futebol SAD reitera a sua total disponibilidade em colaborar com as autoridades, no sentido de um profundo e cabal esclarecimento deste processo em investigação, em prol da defesa e bom nome e da reputação da nossa instituição, encarando com serenidade todo o conjunto de diligências necessárias ao apuramento da verdade", refe a nota.

O clube diz também que "sempre pautou a sua conduta por um escrupuloso respeito da legalidade".

Também o Desportivo das Aves confirmou que foi alvo de buscas nas instalações da SAD do clube, sem adiantar o motivo. Na mesma nota, o clube destaca que o processo "está em segredo de justiça" e que "colaborou com as autoridades em todas as diligências efetuadas".
Tópicos
pub