Polícia Marítima intercetou embarcação com migrantes ilegais em Olhão

por RTP
Imagem do barco onde seguiam os migrantes ilegais Autoridade Marítima Nacional

A Polícia Marítima intercetou esta madrugada, em Olhão, uma embarcação, próximo da entrada da barra da Culatra, com onze migrantes ilegais, que alegaram ser de origem marroquina. Três tiveram que ser transportados para o Hospital de Faro para despistar problemas de saúde.

De acordo com a Autoridade Marítima Nacional os homens têm com idades compreendidas entes os 20 e os 30 anos.

"Na sequência de um contacto recebido na madrugada de hoje, pelas 04h30, informando que uma embarcação pequena se encontrava a aproximar de terra, muito próximo da entrada da barra da Culatra, o Comando-local da Polícia Marítima de Olhão ativou de imediato uma embarcação de alta velocidade que se deslocou para o local, efetuando a sua interseção", lê-se no comunicado enviado pela Autoridade Marítima Nacional.

Tratava-se de uma embarcação de "reduzida dimensão, do tipo ´boca aberta`, de madeira e motor fora de bordo". A Polícia Marítima acompanhou o pequeno barco até ao porto de Olhão, onde atracou em segurança.
Três dos 11 tripulantes tiveram que receber cuidados médicos. Um tinha um "ligeiro traumatismo no joelho" e outros dois estavam com "dores abdominais". Foram assistidos no local e "posteriormente encaminhados para uma unidade hospitalar pelo INEM, acompanhados por agentes da Polícia Marítima".

Os restantes tripulantes mantiveram-se no Comando-local da Polícia Marítima de Olhão, tendo sido entregues, pelas 08h40, ao cuidado do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras.


Já ao início da tarde, o SEF enviou um comunicado onde diz que os migrantes se encontram atualmente à guarda do Serviço, "que está a desenvolver os procedimentos necessários para apurar as suas identidades, bem como avaliar o enquadramento da situação, com recurso a um intérprete para a realização das entrevistas".



pub