Portinho da Arrábida tem cada vez menos areia

| País
Portinho da Arrábida tem cada vez menos areia

Foto: Lusa

O mar chegou às casas, houve estragos mas a reparação está em curso.

Até final da semana as obras de reparação dos estragos no Portinho da Arrábida deverão estar concluídas.

Desde o fim-de-semana que a Protecção Civil de Setúbal tem estado no terreno. O mar chegou às casas e levou parte do passadiço de acesso à praia.


José Luis Bucho, coordenador da proteção civil municipal, disse ao Portugal em Directo que mais uns dias e as reparações estarão prontas.

O Portinho da Arrábida mudou nos últimos 50 anos. A praia perdeu cerca de 60 por cento da areia e o que resta do areal está contaminado.

Esta é uma das conclusões do parecer do LNEG (Laboratório Nacional de Energia e Geologia), um parecer pedido há um ano pela associação ambientalista Clube da Arrábida.

Todas as entidades responsáveis sabem o que se passa. A câmara Municipal de Setúbal, Agência Portuguesa do Ambiente, Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas e o próprio Parque Natural da Arrabida. Mas, segundo o Clube da Arrábida nada têm feito.

A repórter Paula Véran ouviu as denúncias e foi à procura de explicações.

Na procura de respostas, o Portugal em Direto tentou ouvir o ICNF (Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas) e o Parque Natural da Arrabida. Nunca obteve qualquer resposta.

Já da parte da câmara Municpal de Setúbal a justificação dada foi que "o assunto não era do pelouro da autarquia".

Ainda este ano devem ser conhecidos os resultados do estudo sobre a influência das dragagens no rio Sado para a construção no Porto de Setúbal, na zona do Portinho da Arrábida.

A informação mais vista

+ Em Foco

Entre 1999 e 2002 nasceram três novos bairros. Passadas duas décadas, muitos residentes dizem-se abandonados.

Entrevista da correspondente da RTP em França, Rosário Salgueiro.

Toda a informação sobre a União Europeia é agora agregada em conteúdos de serviço público. Notícias para acompanhar diariamente na página RTP Europa.

    Em cada uma destas reportagens ficaremos a conhecer as histórias de pessoas ou de projectos que, por alguma razão, inspiram ou surpreendem.