Porto da Nazaré isolado devido a bomba recolhida por embarcação

por RTP
Foto: marinha.pt

Uma bomba em elevado estado de corrosão foi esta segunda-feira recolhida por uma embarcação de pesca ao largo da Nazaré e transportada para o porto local, que se encontra isolado num raio de 300 metros, divulgou a capitania.

O alerta para as autoridades foi dado esta manhã, como explicou à Antena1 o comandante Paulo Agostinho do Porto da Nazaré.

De acordo com o capitão do Porto da Nazaré, Paulo Agostinho, "tudo indica que se trata de uma bomba tipo avião, que deverá ter cerca de 202 quilos de H6, um explosivo equivalente a 600 quilos de TNT [trinitrotolueno]".

A bomba foi 'pescada' pelo arrastão "Mar Salgado", quando a embarcação "se encontrava na faina ao largo da Nazaré", e foi, segundo a mesma fonte, transportada para o Porto da Nazaré, que "foi isolado, com um perímetro de segurança de cerca de 300 metros".

A equipa de mergulhadores da Marinha já analisou, à distância, as imagens recolhidas do engenho, que tem entre 1,50 a 1,60 de comprimento, e aparentemente será uma bomba de aeronave do tipo MK82, da II Guerra Mundial. 

Segundo a Marinha Portuguesa, a equipa de mergulhadores, que pertence ao Destacamento de Mergulhadores Sapadores, já reavaliou a situação e elaborou o plano de ação que passa por sair para fora do porto da Nazaré - para uma área com um perímetro de segurança de mil metros, garantidos pela Polícia Marítima, estando também o Instituto de Socorros a Náufragos no local - afundar o engenho explosivo a 20 metros de profundidade e depois proceder à contra-detonação, garantido desta forma a segurança para pessoas e embarcações.

C/Lusa


 

Tópicos
pub