Em direto
Portugal comemora 50 anos da Revolução dos Cravos. Acompanhe ao minuto

Porto. Polícias com processo disciplinar por não deterem segurança

por RTP
Pedro A. Pina - RTP

Dois polícias que foram chamados ao local onde Nicol Quinayas foi agredida na noite de São João estão a ser alvos de um processo disciplinar devido ao facto de não terem detido o segurança da empresa 2045 por flagrante delito.

O processo foi aberto pelo Núcleo de Deontologia do Comando da PSP do Porto e em causa estará o facto de os polícias terem violado o dever de zelo, por não terem detido o segurança que agrediu a jovem colombiana, num crime de flagrante delito. Após a ocorrência também não foram colocadas questões a Nicol Quinayas.

De acordo com o Público, está também a ser investigada a razão pela qual apenas foi criado um auto da agressão três dias depois dos acontecimentos, já depois de a jovem ter feito queixa pessoalmente numa esquadra.

Depois de ter sido apurado, por parte da Inspeção-Geral da Administração Interna, que havia matéria para proceder ao processo disciplinar, o mesmo organismo está a seguir de perto o processo.

O sucedido remonta à noite de 24 de junho, na noite de São João. Nicol Quinayas, jovem de 21 anos, foi agredida numa paragem de autocarro do Bolhão por um segurança da empresa 2045. Depois da chegada da polícia, a jovem ainda estava a ser imobilizada e não lhe foram colocadas questões.

Para além da falta de depoimento da jovem, também as testemunhas presentes não foram ouvidas mas confirmam a descrição das agressões que Nicol fez. Segunda a jovem de 21 anos, o segurança impediu-a de entrar no autocarro e, após colocá-la fora da viatura, agrediu-a.
pub