Portugal continuava em junho sem seca meteorológica - IPMA

| País

No final do mês de junho continuava a não existir seca meteorológica em Portugal continental, verificando-se uma diminuição da área em chuva moderada, segundo o Boletim Climatológico do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

O instituto indica que a 30 de junho 11,8% do território estava na classe de chuva severa, 68,4% em chuva moderada e 19,8% em chuva fraca.

O IPMA classifica em nove classes o índice meteorológico de seca, que varia entre "chuva extrema" e "seca extrema".

No final do mês de maio já não existia seca meteorológica em Portugal continental com 0,3% do território na classe de chuva severa, 84,6% em chuva moderada e 15,1% em chuva fraca.

O mês de junho em Portugal continental foi o segundo mais chuvoso dos últimos 18 anos (o mais chuvoso foi o ano de 2007) e foi considerado normal em relação à temperatura do ar.

Em relação à temperatura do ar, apesar de o mês ter sido classificado como normal, foi no entanto o 4.º valor da temperatura média (19,52 graus Celsius) mais baixo desde 2000 (depois de 2007, 2013 e 2014).

O valor médio da temperatura máxima do ar (25,17 graus) foi inferior ao normal, sendo o segundo valor mais baixo desde o ano 2000.

Segundo o IPMA, o valor médio da temperatura mínima (13,88 graus) foi superior ao normal.

O menor valor da temperatura mínima em junho foi registado no dia 01 nas Penhas Douradas (3,2 graus Celsius) e a mais elevada ocorreu no dia 18 em Coruche (40,9 graus).

Tópicos:

Coruche, Penhas Douradas,

A informação mais vista

+ Em Foco

O Conselho Europeu informal de Salzburgo tem em cima da mesa dossiers sensíveis, com a imigração e o Brexit no topo da agenda. A RTP preparou um conjunto de reportagens especiais sobre esta cimeira.

    Nas eleições primárias, alguns dos mais conceituados senadores democratas foram vencidos por candidatos mais jovens, progressistas e, alguns deles, socialistas.

      Em 1995, dois estudantes desenvolveram um motor de pesquisa. Dois anos depois, Andy Bechtolsheim passou um cheque no valor de 100 mil dólares. Nesse dia, fez-se história: a Google nasceu.

        A Austrália enfrenta a maior seca de que há memória, afetando agricultores e criação de gado.