Em direto
Portugal comemora 50 anos da Revolução dos Cravos. Acompanhe ao minuto

Portugal piorou o desempenho no Índice de Perceção da Corrupção

por Antena 1

O relatório publicado hoje pela Transparência Internacional diz respeito ao ano passado e coloca o país três lugares abaixo do resultado anterior. Portugal está agora na posição 33, com valores bastante inferiores à média da União Europeia.

A associação Transparência e Integridade, a filial portuguesa da associação internacional, considera que esta queda é reveladora do impacto da corrupção nos sistemas de saúde e de proteção social, nos processos democráticos e no respeito pelos direitos humanos.

É a pontuação mais baixa de sempre. Portugal está agora abaixo dos valores médios dos parceiros da União Europeia. A lista é liderada pela Dinamarca e Nova Zelândia.

A presidente da associação Transparência e Integridade, Susana Coroado, diz que este é o resultado da inação e boicote da classe política portuguesa ao combate à corrupção

Nos próximos anos vai ser preciso perceber que peso teve a pandemia neste índice de perceção da corrupção. Susana Coroado diz que ainda é cedo mas admite que os países com menos recursos para enfrentar a pandemia estão mal colocados nesta lista.

A pandemia de Covid 19 é encarada não apenas como uma crise sanitária ou económica, mas também como uma crise de corrupção que colocou os governos à prova.
pub