Posso ir à praia? A app que ajuda a tomar a decisão

por RTP

A app "Posso Ir?" e a Deco ajudam os portugueses a tomar a melhor decisão na hora de ir à praia. Em tempo real, passa a ser possível saber o estado de ocupação de cada praia.

Na app, os utilizadores consultam e reportam o nível de ocupação dos estabelecimentos comerciais e dos espaços públicos. Evita-se assim que as pessoas se dirijam aos que registam maior afluência.
O projeto conta com a Agência Portuguesa do Ambiente como parceira, proporcionando toda a informação oficial das praias, através dos concessionários.

Inicialmente, a aplicação funcionava de forma comunitária: a informação disponível era apenas a reportada pelos utilizadores. Para oferecer uma informação mais fiável e validada, o projeto conta agora com a participação dos próprios estabelecimentos.

Os gestores dos espaços registam-se de forma gratuita e reportam regularmente o nível de ocupação e os horários de funcionamento.

A app informará ainda sobre o nível de qualidade da água das praias, o histórico de ocupação, a existência de bandeira azul e vigilância, e as infraestruturas disponíveis.

A aplicação nasceu dentro do grupo Tech4Covid19, para ajudar a dar resposta às normas de distanciamento social. A app beneficia ainda do financiamento da Fundação Gulbenkian e da Fundação EDP, garantindo, assim, a continuidade do projeto na mitigação dos efeitos da covid-19.


O objetivo agora é o de fazer aumentar a participação dos lojistas, gestores de praias e restaurantes, e a colaboração das autarquias, juntas de freguesia e das instituições governamentais para incrementar o nível de informação disponível
.

A app, que também inclui indicadores visuais para utilizadores daltónicos, conta já com mais de 200 mil downloads, 45 mil estabelecimentos comerciais e mais de 600 praias. Recentemente, foi lançada em Espanha e na Eslováquia, num esforço de internacionalização, que, tal como em Portugal, opera em regime de voluntariado.

A instalação da aplicação está disponível gratuitamente para os sistemas iOS e Android, através da App Store e da Play Store.
Tópicos
pub