Preocupado com o tempo que o seu filho passa à frente do telemóvel? Tenha calma...

por Alexandre Brito - RTP
Ecrãs devem ser evitados antes da hora de dormir Reuters

O Royal College of Paediatrics and Child Health, organismo britânico que reúne pediatras do país, publicou um guia para os pais relacionado com o tempo que as crianças devem passar à frente de um ecrã (tablets, telemóveis, etc). Com conselhos algo inesperados. Não há qualquer recomendação de tempo limite. Apenas bom senso e acompanhamento próximo pelos adultos.

Os pediatras dizem que não há evidências suficientes que confirmem que o tempo que as crianças passam à frente de ecrãs seja por si mesmo prejudicial à saúde em qualquer idade. Por essa razão, os pediatras indicam que é impossível recomendar um tempo limite relacionado com a idade.

Isso significa que as crianças podem usar, por exemplo, tablets e telefones o tempo que quiserem? Não. De acordo com as recomendações do Royal College of Paediatrics and Child Health, os pais devem permitir o uso desses aparelhos de acordo com a idade de desenvolvimento da criança - que varia -, com as necessidades individuais relacionadas com o exercício físico, socialização, entre outras. Quando o tempo que se passa à frente do ecrã afeta essas atividades, então torna-se prejudicial para a saúde do menor.

Nesse sentido, diz o Dr. Max Davie do Royal College of Paediatrics and Child Health, "temos que deixar os pais serem pais" e ajustarem o tempo de utilização destes ecrãs de acordo com o que é importante para a família e a criança. "A tecnologia é uma parte integrante da vida das crianças e dos jovens. Eles usam-na para comunicar, entretenimento e cada vez mais na educação".

Apesar destas indicações, os pediatras avisam que para melhor compreender o que está a acontecer é preciso "mais e melhores estudos, particularmente relacionados com novos usos dos media digitais, como as redes sociais".

No guia agora publicado, os pediatras lançam uma série de perguntas para ajudar os pais a avaliarem e a tomarem decisões relacionadas com o uso destes equipamentos:

  • O tempo da sua família à frente dos ecrãs está controlado?
  • O uso desses ecrãs tem influência no que a sua família quer fazer?
  • O uso dos ecrãs tem influência no sono?
  • Consegue controlar o que come durante o uso desses ecrãs?
Ainda de acordo com o Dr. Max Davie, "é importante encorajar os pais a fazerem aquilo que consideram certo para a sua família". Sugere, no entanto, "que sejam estabelecidas fronteiras de acordo com a idade, negociadas entre os pais e as crianças, de forma a que todos na família as compreendam".

E acrescenta: "Quando essa fronteiras não são cumpridas, tem que haver consequências".

Tão importante como os conselhos anteriores é que os próprios pais façam uma reflexão "sobre o seu tempo à frente desses ecrãs de forma a terem uma influência positiva nos mais novos".
Um alerta. Evitar o uso de ecrãs uma hora antes de dormir
Apesar de todas estas recomendações, de certa forma inesperadas, há uma que vai no sentido do que outros estudos já indicavam.

As crianças não devem usar esses ecrãs - telemóveis, tablets, etc - uma hora antes da hora de dormir. A luz estimula o cérebro com efeitos nocivos para o sono.

Apesar de existirem "modos noturnos" nesses aparelhos, dizem os pediatras que não há qualquer evidência de que sejam eficazes.
pub