Presidente da República vai condecorar o ex-embaixador dos EUA

por Catarina Marques Rodrigues - RTP
Marcelo e Sherman juntos na final do Euro2016, em Paris. Um momento registado com uma selfie Facebook Embaixada dos EUA em Portugal

O seu estilo marcou os portugueses, sobretudo durante o Euro2016. Agora, Marcelo atribuirá a Grã Cruz da Ordem do Infante D. Henrique a Robert Sherman.

O presidente da República vai condecorar o ex-embaixador dos EUA em Portugal, que saiu de funções em janeiro passado. Robert Sherman será agraciado com a Grã Cruz da Ordem do Infante D. Henrique pelos "relevantes serviços prestados em prol do estreitamento das relações entre os dois países, pela grande amizade para com Portugal e os portugueses e pela importância dada à comunidade portuguesa residente nos Estados Unidos da América", explica a Presidência à RTP.

A condecoração acontece já na próxima sexta-feira, 10 de março, e marca assim o regresso (temporário) de Robert Sherman, que se tornou mais conhecido dos portugueses depois de ter feito vários vídeos de apoio à seleção nacional de futebol, no Euro2016. Foi depois assistir à final em Paris, na companhia do Presidente da República e do Primeiro-ministro.

O agora ex-embaixador saiu de Portugal a 20 de janeiro, dia em que Donald Trump foi consagrado presidente dos Estados Unidos da América. Cumpriu assim a regra de que os embaixadores devem ceder os seus lugares sempre que uma nova administração americana entra em funções, para que esta tenha a oportunidade de escolher os seus embaixadores.

A condecoração terá lugar na próxima sexta-feira no Palácio de Belém, à hora de almoço. Na sua companhia estará a sua mulher e ex-embaixatriz dos EUA, Kim Sawyer, que criou em Portugal o programa Connect to Success, para ajudar mulheres empreendedoras a singrar nos seus negócios.

Nesta fotografia partilhada pela Embaixada dos EUA em Portugal, o casal preparava-se para o seu último evento diplomático em funções.



Tópicos
pub