Presidentes de câmara do Grande Porto saem em defesa do recolher obrigatório

por Antena 1

Foto: Pedro A. Pina - RTP

Os autarcas vão pedir ao primeiro-ministro, António Costa, que decrete esta medida no distrito, para que a população não possa sair de casa durante o período da noite e madrugada. É a resposta que consideram necessária para travar a subida drástica do número de casos de contágio pelo novo coronavírus.

Ouvido pela Antena 1, Marco Martins, presidente da Comissão Distrital da Proteção Civil do Porto, salienta que o recolher obrigatório é a forma mais sensata de reduzir as festas, os convívios familiares e os ajuntamentos de jovens na via pública.

Marco Martins, também autarca de Gondomar, descarta limites à circulação de pessoas entre os concelhos do grande Porto, devido ao impacto que esta medida teria na economia da região.

O recolher obrigatório é uma medida que, no entanto, não pode ser aplicada antes da declaração de estado de emergência em Portugal.

No imediato, a câmara de Matosinhos avança com o encerramento dos centros comerciais às 21h00.

A autarquia de Matosinhos também recomendam ao Governo que imponha limites à circulação entre concelhos vizinhos, assim como determine o ensino à distância para os alunos do 3º ciclo, secundário, ensino profissional e ainda para estudantes do Ensino Superior.
pub