Prioridade para remoção de amianto. Mais 111 milhões para obras nas escolas

por RTP
Imagem de arquivo Reuters

O ministro da Educação anunciou no parlamento uma verba adicional de 111 milhões de euros para obras nas escolas. Os estabelecimentos com estruturas com amianto serão prioritários.

"Conseguimos agora alocar 111 milhões de euros adicionais, em sede de reprogramação, para várias dezenas de novas intervenções nas escolas públicas de norte a sul do país", disse Tiago Brandão Rodrigues na audição conjunta das comissões de Orçamento e Finanças e de Educação, Ciência e Juventude, para debater a proposta de Orçamento do Estado para 2020 (OE2020).
A prioridade nas obras de requalificação será dada à remoção de amianto.

As verbas para estas obras estão inscritas no OE2020 "como prioridade do Fundo de Reabilitação e Conservação Patrimonial".

O ministro da Educação garantiu que será dada uma "sequência ainda mais intensa ao trabalho já desenvolvido desde 2016 em mais de duas centenas de escolas, logrando remover o dobro dos materiais com amianto retirados no quadriénio anterior, entre 2011 e 2015".

Prometeu ainda iniciar este ano "a concretização no terreno de um verdadeiro plano de valorização e rejuvenescimento da carreira docente". A ideia, disse o ministro, passa por fazer um diagnóstico das necessidades de docentes e uma melhoria da "sua formação inicial e contínua".

Quanto às novidades na área do Desporto, Tiago Brandão Rodrigues defendeu que 2020 será "um ano de celebração olímpica a paralímpico", estando previsto "um notável investimento acumulado de 25 milhões de euros naqueles que envergam a nossa camisola".

O Programa de Reabilitação de Infraestruturas Desportivas tem previsto no OE2020 uma verba de 2,5 milhões de euros, ou seja, "duas vezes e meia a mais do que em 2017", quando o programa foi lançado, disse o ministro.

C/ Lusa
pub