Prisão preventiva para suspeito de matar irmã grávida e pai em Torres Vedras

por Lusa

O homem detido por suspeitas do homicídio da irmã grávida e do pai, crime que ocorreu no sábado, em Torres Vedras, distrito de Lisboa, ficou hoje em prisão preventiva, após ter sido presente a tribunal.

"Prisão preventiva, por considerar que existe perigo de fuga, perigo de continuação da atividade criminosa e de perturbação da ordem e tranquilidade públicas", lê-se na comunicação distribuída aos jornalistas à porta do tribunal de Torres Vedras.

Na informação do tribunal, o suspeito dos crimes de homicídio da irmã, que estava grávida, e do pai, Xavier Damião, de 28 anos, "prestou declarações e assumiu a prática dos factos".

Fonte ligada ao processo disse à Lusa que a prisão preventiva vai ser cumprida no estabelecimento prisional do Linhó, no concelho de Cascais, distrito de Lisboa.

Xavier Damião foi detido na madrugada de segunda-feira na Amadora, no distrito de Lisboa, por ser suspeito de matar a irmã e o pai, que foram encontrados mortos no passado sábado, numa habitação em Santa Cruz, no concelho de Torres Vedras.

Na segunda-feira, a Polícia Judiciária (PJ) disse que o suspeito dos homicídios terá agido após uma discussão com o progenitor devido aos seus hábitos de consumo de droga.

"Os crimes foram praticados na sequência de uma altercação entre o agressor e o seu pai, por este o repreender pela forma dissoluta como aquele, com hábitos de consumo de estupefacientes, levava a sua vida", referiu a PJ num comunicado divulgado na segunda-feira.

A PJ adiantou que os crimes foram praticados no final da noite de sexta-feira, quando "o presumível autor atingiu mortalmente, com golpes de arma branca, o seu pai [na casa dos 60 anos] e a sua irmã [37 anos], na residência que todos partilhavam" em Santa Cruz, no distrito de Lisboa.

O suspeito, de 28 anos, utilizou três armas brancas diferentes e, depois de alegadamente ter praticado os crimes, colocou-se em fuga na viatura da irmã.

A mulher e o pai foram encontrados mortos no sábado de manhã, pelas 11:30, na habitação, pelos bombeiros e pela GNR, após arrombarem a porta da casa.

As autoridades foram alertadas por populares que, enquanto clientes da peixaria da qual o pai era proprietário, estranharam o estabelecimento estar encerrado e ninguém responder na habitação, que se situa nas imediações, explicou à Lusa o comandante dos bombeiros de Torres Vedras, Fernando Barão.

Um dos corpos terá sido também avistado por vizinhos da varanda da habitação, segundo fonte policial.

 

Tópicos
pub