Procuradora-Geral da República promete “investigar tudo aquilo que for necessário” em Pedrógão Grande

por RTP
Miguel A. Lopes - Lusa

A Procuradora Geral da República diz que não se pode excluir à partida a hipótese de crime no incêndio de Pedrógão Grande. Joana Marques Vidal indicou que os procuradores do Ministério Público estiveram no terreno a trabalhar com os órgãos de polícia criminal logo no domingo. Como acontece sempre que há incidentes com vítimas mortais, foi aberto um inquérito crime que “irá investigar tudo aquilo que for necessário ser investigado”.

A Procuradora-Geral da República afirmou aos jornalistas que os magistrados do Ministério Público estiveram no terreno, ainda no domingo, a trabalhar com as autoridades policiais.

"O Ministério Público (MP) esteve presente, no teatro das operações, desde o início na perspetiva de exercer com rapidez as suas competências. Todos os elementos da Polícia Judiciária, Instituto de Medicina Legal e demais instituições presentes tinham contacto, direto, com os magistrados do MP que estiveram, aliás, desde domingo e segunda-feira, não só contactáveis como mesmo presentes em alguns desses sítios",

A Procuradora-geral da República adiantou que o inquérito crime, em segredo de justiça, "foi levantado nos primeiros momentos em que o fogo deflagrou e que houve conhecimento de que havia vítimas mortais e danos".

O inquérito "irá investigar tudo aquilo que for necessário ser investigado", explicou Joana Marques Vidal. "Nunca se pode arredar a necessidade de investigação em toda a sua vertente, designadamente a possibilidade de existir indício criminal, ou não", sustentou.

Joana Marques Vidal adiantou que "o inquérito está a correr os seus termos no Ministério Público do Departamento de Investigação e Ação Penal da Comarca de Leiria". O Ministério Público abre um inquérito sempre que haja incidentes com vítimas mortais.

“Quando há um acidente de viação que tem como consequência mortos há um inquérito, no âmbito do qual se averigua se há factos que podem constituir crime”, exemplificou Joana Marques Vidal.

O incêndio que deflagrou na tarde do passado sábado em Pedrógão Grande, no distrito de Leiria, provocou pelo menos 64 mortos e mais de 200 feridos.

O fogo começou em Escalos Fundeiros, tendo depois alastrado aos distritos de Coimbra e Castelo Branco. O incêndio de Pedrógão Grande consumiu cerca de 30 mil hectares de floresta, tendo sido dominado na tarde de quarta-feira.

c/ Lusa
pub