Proteção Civil alerta para previsão de chuva e trovoada nas Flores e Corvo

| País

A Proteção Civil dos Açores alertou hoje para o agravamento do estado do tempo nas ilhas do grupo ocidental, a partir da meia noite, com a previsão de chuva por vezes forte e trovoada.

Segundo o Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores (SRPCBA), que cita o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), o agravamento do tempo nas Flores e no Corvo deve-se à passagem de uma superfície frontal fria.

Tendo em conta estas previsões, o IPMA colocou aquelas duas ilhas do grupo ocidental do arquipélago sob aviso amarelo entre as 00:00 e as 12:00 locais (mais uma hora em Lisboa) de sexta-feira, período em que está prevista precipitação por vezes forte, acompanhada por trovoada.

O aviso amarelo, o segundo menos grave, revela situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.

Numa nota, a Proteção Civil açoriana recomenda que sejam tomadas medidas de autoproteção, como manter limpos os sistemas de drenagem das residências, não circular sem necessidade.

"Em locais não pavimentados, as águas podem causar erosão dos solos, levando à queda de muros, taludes, postes, entre outros", alerta ainda a Proteção Civil dos Açores.

 

Tópicos:

Flores Corvo Ponta Delgada,

A informação mais vista

+ Em Foco

Pela primeira vez desde que assumiu o mandato, o secretário-Geral da ONU fala abertamente à RTP dos principais conflitos globais.

É até hoje a mais icónica das aventuras da exploração espacial. Há 50 anos, o Homem chegava à Lua à boleia da NASA. Percorrermos aqui todos os detalhes da missão, dia a dia.

    Toda a informação sobre a União Europeia é agora agregada em conteúdos de serviço público. Notícias para acompanhar diariamente na página RTP Europa.

      Em cada uma destas reportagens ficaremos a conhecer as histórias de pessoas ou de projectos que, por alguma razão, inspiram ou surpreendem.