Proteção Civil garante socorro às populações

por Antena 1

A suspensão das informações operacionais por parte dos bombeiros não está a pôr em causa a resposta no socorro às populações. A garantia é do comandante do Agrupamento Distrital Centro-Norte da Proteção Civil.

Em conferência de imprensa na última noite na sede da autoridade nacional, Pedro Nunes tranquiliza os portugueses assegurando que a situação está estabilizada.

Sem apurar causas, Pedro Nunes admitiu no entanto ter registado domingo um decréscimo de 23 por cento no número de ocorrências face a sábado.

A resposta da Proteção Civil surge depois de o presidente da Liga dos Bombeiros Portugueses, Jaime Marta Soares, ter incentivado as corporações a não comunicarem as ocorrências à Autoridade Nacional de Proteção Civil.

Os bombeiros estão contra a nova lei orgânica da Proteção Civil, aprovada em outubro em conselho de ministros mas que ainda não entrou em vigor.

A nova lei prevê a extinção dos comandos distritais de operações de socorro, dando lugar a comandos desenhados com base nas áreas metropolitanas e comunidades intermunicipais.
pub