PSP abre inquérito. Mulher baleada durante operação policial em São João da Madeira

por RTP
Imagem de arquivo DR

Uma mulher de 23 anos morreu no Hospital de São João da Madeira na sequência e uma operação da PSP. A mulher estaria dentro de uma viatura que foi alvo de disparos da polícia durante uma ação relacionada com furtos em viaturas. A PSP já instaurou um inquérito para apurar o que aconteceu.

Em comunicado enviado às redações, a PSP informa que "devido à existência de vários furtos em viaturas" na cidade de São João da Madeira a "PSP criou uma equipa dedicada a esse fenómeno criminal".

Esta noite, pelas 00h00, "os polícias de serviço detetaram uma viatura suspeita a circular na área de ocorrência dos furtos, com as luzes desligadas, parando junto dos veículos estacionados".

Pouco depois os elementos das autoridades ouviram o som da quebra de um vidro de uma viatura, "indiciando uma prática criminal, pelo que os polícias abordaram os seus ocupantes".

Na altura da abordagem aos suspeitos "os policias efetuaram disparos com arma de fogo, em circunstâncias que serão apuradas". 

A viatura e os suspeitos no interior escaparam. Não foi "possível deter os seus ocupantes", diz a PSP no comunicado.

"Posteriormente deu entrada, no Hospital de São João da Madeira, uma cidadã com ferimento por arma de fogo, que se supõe estar relacionada com ocorrência descrita", esclarece a PSP. 

Trata-se de uma mulher com cerca de 23 anos que entrou em paragem cardiorrespiratória e morreu no hospital.

Esclarece ainda a PSP que a situação foi dada a conhecer à Polícia Judiciária e à Inspeção Geral da Administração Interna. "Ao local deslocaram-se dois inspetores da Inspeção da PSP para procederem a uma análise e avaliação iniciais".

A PSP instaurou também um inquérito de âmbito disciplinar, "para apurar as circunstâncias que rodearam a intervenção policial".
pub