Incêndios. Quarenta concelhos de oito distritos em risco máximo

por Lusa
Rafael Marchante/Reuters

Quarenta concelhos dos distritos de Faro, Beja, Portalegre, Castelo Branco, Santarém, Coimbra, Guarda e Bragança apresentam hoje risco máximo de incêndio, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

O IPMA colocou também vários concelhos de todos os distritos de Portugal continental em risco muito elevado e elevado de incêndio.

O risco de incêndio vai continuar máximo, muito elevado e elevado pelo menos até ao fim de semana em vários distritos de Portugal continental, segundo o IPMA.

Este risco de incêndio determinado pelo IPMA tem cinco níveis, que vão de reduzido a máximo, sendo o elevado o terceiro nível mais grave.

Os cálculos para este risco são obtidos a partir da temperatura do ar, humidade relativa, velocidade do vento e quantidade de precipitação nas últimas 24 horas.

Por causa do tempo quente, o IPMA colocou os distritos de Vila Real, Bragança, Viseu, Castelo Branco, Guarda, Leiria, Santarém, Portalegre, Lisboa, Setúbal, Évora e Beja e a costa sul da Madeira sob aviso amarelo até às 18:00 de sábado.

O aviso amarelo, o terceiro de uma escala de quatro, revela situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.

O IPMA prevê para hoje no continente céu pouco nublado ou limpo, apresentando períodos de maior nebulosidade nas regiões Norte e Centro e no Alentejo, em especial no interior e durante a tarde.

Está também previsto vento fraco a moderado predominando do quadrante leste, rodando para o quadrante oeste a partir da tarde, soprando por vezes forte nas terras altas até meio da manhã e a partir do final da tarde.

A previsão aponta ainda para uma pequena descida da temperatura máxima no litoral Norte e Centro.

As temperaturas mínimas no continente vão oscilar entre os 16 graus Celsius (em Leiria, Aveiro, Porto e Braga) e os 23 (em Castelo Branco e Portalegre) e as máximas entre os 27 (em Aveiro e Porto) e os 39 (em Santarém).

Para a Madeira o IPMA prevê céu pouco nublado, temporariamente com períodos de maior nebulosidade nas vertentes norte e na ilha do Porto Santo e vento fraco a moderado de nordeste, soprando por vezes forte nos extremos leste e oeste.

No Funchal as temperaturas vão variar entre os 21 e os 28 graus e no Porto Santo entre os 21 e os 26 graus.

 

Tópicos
pub