Raspadinhas provocam dependência nos apostadores

por Antena 1

O jogo das raspadinhas é um problema social negligenciado em Portugal. Um estudo elaborado por dois investigadores e psiquiatras portugueses e que esta sexta-feira é publicado na revista The Lancet Psychiatry revela que em média os apostadores portugueses gastam por ano, neste jogo, 11 vezes mais do que, por exemplo, os espanhóis.

O gasto médio por pessoa nestes jogos é de 160 euros por ano em Portugal, um valor extremamente elevado quando comparado com os 14€ médios em Espanha.

Pedro Morgado, investigador da escola de medicina da Universidade do Minho e psiquiatra no hospital de Braga, um dos autores deste artigo, diz que devem ser criadas estratégias porque o consumo de raspadinhas chega a provocar dependência.

O grande consumo de raspadinhas em Portugal está associado a vários fatores, o principal passa pela facilidade no acesso.

Pedro Morgado diz ainda que há cada vez mais procura de consultas de apoio, por causa do vício: são homens e mulheres, muitos já com uma idade avançada e que chegam pela mão de familiares depois de já terem consumido todas as poupanças e de se terem endividado.

O estudo é publicado na The Lancet Psychiatry, uma referência na área da psiquiatria.
Número de casos vai aumentar
O Serviço de Intervenção em Comportamentos Aditivos diz que o segredo desta dependência é a recompensa imediata. A raspadinha é um jogo recente e por isso, muitos ainda não perceberam que são dependentes. Manuel Cardoso, vice-presidente do SICAD diz que o número de casos vai aumentar.

O responsável do Instituto de Apoio aos Jogadores, Pedro Hubert, diz que não tem conhecimento de muitos casos relacionados com o vício da raspadinha.


pub