Regulador das comunicações acusa CTT de mentirem

por RTP

Foto: António Cotrim, Lusa

O regulador das comunicações acusou os CTT de prestarem informação enganosa sobre o número de reclamações. A administração dos correios negou a acusação e garantiu que cumpre todas as regras.

Há um clima tenso entre os CTT e o regulador das comunicações. Os CTT acusaram o regulador de mudança de comportamento nos últimos anos.

Segundo Francisco Lacerda, presidente dos CTT, "os CTT não prestam informação enganosa, nem mentem, não mentem às autoridades." E acrescentou que "os CTT seguem a norma europeia que é definida a nível europeu, que é a norma que a ANACOM utiliza e faz utilizar e esta norma engloba todos os processos entrados."

Em causa o anúncio feito pelos CTT de que as reclamações caíram 7 por cento em 2018. Ouvido no parlamento, o regulador discordou dos números.

João Cadete de Matos, presidente da ANACOM, disse nomeadamente que "o que os CTT fizeram nessa divulgação foi apresentar uma percentagem de variação não do número total de reclamações mas do número de reclamações e de pedidos de informação."

Muitas das queixas são sobre os serviços prestados nos espaços que substituiram agências dos correios. Na apresentação de resultados da empresa, o presidente dos CTT garantiu que são cumpridas as regras, embora admita melhoramentos.

Mas do regulador saem também críticas sobre a forma como é testada a qualidade do serviço dos CTT.

A renacionalização dos CTT é esta quinta-feira debatida no parlamento, por propostas do Bloco de Esquerda, PCP e Verdes. O chumbo é quase certo.


pub