Repórteres de imagem em protesto

por Frederico Moreno

Vestidos de negro e em silêncio é como os repórteres de imagem vão sair à rua em protesto ao início da tarde, em Lisboa. É uma acção simbólica, perto do Estádio da Luz, em Lisboa, em dia de clássico Benfica-FC Porto, e que acontece depois da agressão a um repórter de imagem da TVI, na semana passada.

Paula Fernandes, da Associação de Repórteres de Imagem de Portugal, explica que, embora a violência contra estes profissionais ocorra em contextos diversos, acontece com maior frequência no do futebol. O episódio mais recente após o Moreirense - FC Porto, a contar para o campeonato da I Liga.

O protesto desta tarde tem por objetivo chamar a atenção para os riscos a que os repórteres de imagem estão sujeitos no exercício da sua atividade profissional. Ataques verbais e físicos, ameaças têm ocorrido com maior frequência e gravidade.

Paula Fernandes diz que o caso com o colega da TVI não pode passar em claro e pede uma pena exemplar para que se acabe com aquilo a que chama um sentimento de impunidade.

O protesto acontece à uma da tarde. Às 18:30 começa o jogo entre o Benfica e o FCPorto.
pub