Última Hora
Ministro das Finanças vai ser ouvido na comissão parlamentar de Orçamento

Risco de incêndio coloca 12 distritos em alerta especial amarelo

por Lusa

Carnaxide, Oeiras, 31 ago 2019 (Lusa) - Doze distritos de Portugal continental estão hoje em alerta especial amarelo, devido ao risco de incêndio, informou esta tarde a Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC), que pediu à população para evitar comportamentos de risco.

Em causa estão os distritos de Santarém, Lisboa, Setúbal, Évora, Beja, Faro, Portalegre, Castelo Branco, Guarda, Bragança, Viseu e Vila Real, segundo disse aos jornalistas ANPC em Carnaxide, concelho de Oeiras, o Comandante Adjunto de Operações Nacional Manuel Cordeiro.

O responsável do ANPC que nestes distritos, mais vulneráveis à ocorrência de incêndios, existirá até às 23:59 de hoje "uma maior prontidão de meios e um reforço de da monitorização".

Manuel Cordeiro admitiu que dado o quadro meteorológico expectável poderão existir mais distritos a entrar em alerta especial amarelo, mas que isso "só ficará definido depois da reunião no domingo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera.

Segundo o ANPC as previsões para este fim de semana apontam para um "aumento da intensidade do vento", uma "humidade relativa do ar baixa" e uma "fraca recuperação noturna".

Para a madrugada de segunda-feira está previsto "vento do quadrante leste, seco, fatores que "incrementam o risco de incêndio, pela disponibilidade de combustível".

O responsável da ANPC apelou ainda à população que não adote comportamentos de risco e que se lembre das recomendações em vigor até ao dia 31 de setembro, que proíbem queimadas extensivas ou de amontoados (sem permissão municipal), o uso de fogareiros fora de espaços autorizados ou o lançamento de fogo de artifício (sem permissão municipal).

Tópicos
pub