Risco muito elevado de incêndio em cinco concelhos de Faro

por Lusa

Lisboa, 21 mai 2019 (Lusa) -- Os concelhos de Loulé, São Brás de Alportel, Tavira, Alcoutim e Castro Marim, no distrito de Faro, apresentam hoje risco muito elevado de incêndio, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

O IPMA colocou ainda em risco elevado de incêndio 20 concelhos dos distritos de Beja, Évora, Santarém, Portalegre, Castelo Branco, Guarda e Bragança.

O risco de incêndio determinado pelo IPMA tem cinco níveis, que vão de "reduzido" a "máximo", sendo o "elevado" o terceiro nível mais grave.

Os cálculos para este risco são obtidos a partir da temperatura do ar, humidade relativa, velocidade do vento e quantidade de precipitação nas últimas 24 horas.

O IPMA prevê para hoje nas regiões do Norte e Centro do continente céu pouco nublado, apresentando-se geralmente muito nublado no litoral a sul do rio Douro até meio da manhã, e aumentando temporariamente de nebulosidade entre o meio da manhã e o meio da tarde em especial no interior.

Está também prevista a possibilidade de ocorrência de períodos de chuva fraca ou chuvisco no litoral a sul do cabo Carvoeiro até meio da manhã e vento fraco, soprando moderado a predominar de noroeste durante a tarde.

A previsão aponta ainda para a possibilidade de formação de neblina ou nevoeiro matinal em alguns locais da região Centro e pequena subida de temperatura.

Para a região Sul prevê-se céu com períodos de muita nebulosidade, apresentando-se geralmente muito nublado até meio da manhã no litoral oeste e interior do Alentejo, sendo pouco nublado ou limpo na costa sul do Algarve, e nas restantes regiões a partir do final da tarde.

O IPMA prevê também possibilidade de ocorrência de períodos de chuva fraca ou chuvisco no litoral oeste até ao meio da manhã e vento em geral fraco de noroeste, tornando-se moderado a partir da tarde, e soprando temporariamente de sudoeste na costa sul do Algarve.

Está ainda prevista formação de neblina ou nevoeiro matinal em alguns locais do interior e do litoral oeste.

As temperaturas mínimas no continente vão oscilar entre os 07 graus Celsius (na Guarda e em Braga) e os 14 (em Lisboa e em Faro) e as máximas entre os 20 (na Guarda, no Porto e Viana do Castelo) e os 26 (em Faro, Évora, Santarém e Castelo Branco).

Tópicos
pub