Sábado foi o dia mais quente dos últimos 18 anos em Portugal continental

| País

|

Sábado foi o dia mais quente dos últimos 18 anos em Portugal continental, tendo registado um valor médio da temperatura média de 32,4 graus, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Os valores médios da temperatura máxima, 41,6 graus, e da temperatura mínima, 23,2 graus, foram também os mais altos dos últimos 18 anos.

A temperatura máxima do ar mais alta foi de 46,8 graus e registou-se em Alvega, Abrantes.

Em comunicado, o IPMA adianta que os valores médios da temperatura mínima, que foram superiores a 40 graus em três dias consecutivos (40,1, 40,9, 41,6, respetivamente 2, 3 e 4 de agosto), confirmam o caráter excecional deste episódio de calor em Portugal.

Desde 2000, os dias mais quentes em Portugal continental, com uma temperatura média superior a 29 graus, foram: 4 de agosto de 2018 (32,4), 2 de agosto de 2003 (31,9), 3 de agosto de 2018 (31,5), 2 de agosto de 2018 (29,6) e 17 de junho de 2017 (29,4).

Durante o dia de sábado, os valores de temperatura máxima igual ou superior a 45 graus foram registados em 17 estações quando no dia anterior apenas havia registo em duas estações: Santarém, Alcácer do Sal, Coruche, Alvalade, Pegões, Neves Corvo, Setúbal, Évora, Tomar, Reguengos, Amareleja, Avis, Viana do Alentejo, Portel, Mora e Elvas.

Ainda de acordo com o IPMA, os valores da temperatura máxima estiveram nos 40 graus em mais de 60% das 96 estações de medição de Portugal continental e de 35 graus em mais de 90% das estações.

Hoje, em vários locais do Alentejo, vales dos rios Douro e Tejo e na Beira Baixa a temperatura máxima poderá ainda atingir os 45 graus.

Até segunda-feira, a temperatura máxima, em grande parte do território continental, irá registar valores da ordem dos 40 graus.

A partir de segunda-feira, segundo o IPMA, a temperatura máxima deverá registar uma descida, sendo acentuada no litoral oeste e nas regiões do interior na terça-feira.

A temperatura mínima do ar também irá descer, em especial na segunda-feira, com valores abaixo dos 20 graus na generalidade do território a partir de terça-feira.

Os avisos vermelhos devido ao calor mantêm-se até segunda-feira, mas apenas para os distritos de Portalegre e Castelo Branco.

Hoje estão 11 distritos de Portugal continental com alerta vermelho.

Tópicos:

Alvega,

A informação mais vista

+ Em Foco

Uma semana após a extinção do incêndio de Monchique, a televisão pública esteve no barlavento algarvio com uma emissão especial sobre o cíclico flagelo dos incêndios e as alterações climáticas.

    Fãs de Aretha Franklin homenagearam a icónica cantora norte-americana em várias cidades dos Estados Unidos. A rainha da Soul morreu na manhã de quinta-feira na sua casa em Detroit.

      Uma parte central da Ponte Morandi, em Génova, Itália, desabou na manhã de terça-feira durante uma tempestade. Morreram dezenas de pessoas.

        Há uma nova rota turística pela cidade de Lisboa, baseada em memórias de lisboetas mais antigos. São beneficiários da Associação Mais Proximidade Melhor Vida.