Segurança Social. Cinco meses para atribuir uma pensão de velhice

por RTP

Foto: Rafael Marchante, Reuters

A Segurança Social demorou em média cinco meses para atribuir uma pensão de velhice em 2018. Os tempos médios agravaram-se em praticamente todo o tipo de pensões e complementos.

No caso da velhice a diferença entre 2017 e 2018 foi de 40 dias. Já numa pensão de invalidez, a média aumentou 26 dias. Para uma pensão de sobrevivência ou subsídio por morte, a espera aumentou 15 dias face a 2017. No caso do complemento por dependência, o aumento foi de 38 dias.

Só a pensão social de velhice registou uma diminuição de um dia face a 2017.

Em comunicado, o Instituto da Segurança Social vem atualizar os números, com dados de outubro deste ano, para concluir que "o prazo de atribuição de pensões está a reduzir-se desde o início do ano em todas as modalidades".

E dá exemplos: no caso da velhice, o tempo de espera era, em outubro, de 156 dias. Está acima da média do ano passado, mas está abaixo do registo em dezembro de 2018. É assim, também, no caso da invalidez. Caiu de 201 dias para 143. Nas pensões de sobrevivência, diminuiu de 107 dias para 89.

Também a atribuição das pensões da Caixa Geral de Aposentações está a ser mais rápida: passou de 163 dias em 2018, para 89 em novembro.

Para a Segurança Social, os números refletem, por um lado, o reforço de recursos humanos, mas também a implementação de novos sistemas de informação e a revisão dos procedimentos.
pub