Serviço de Oncologia de Tondela Viseu entrou em rutura

| País
Serviço de Oncologia de Tondela Viseu entrou em rutura

A ver: Serviço de Oncologia de Tondela Viseu entrou em rutura

No Centro Hospitalar Tondela Viseu há cirurgias em risco e tratamentos pendentes, o que levou a Ordem dos Médicos e os sindicatos a tomarem uma posição conjunta. A administração do hospital alegou que está a tentar minimizar os danos para os doentes.

Há doentes com tratamentos de quimioterapia em suspenso no CHTV por falta de profissionais. Faltam técnicos e médicos oncologistas na unidade que atualmente tem apenas um quando deveria ter cinco. Os novos doentes também a ser recusados.

A situação de rutura levou a que Ordem dos Médicos e Sindicatos da Zona Centro e Independente dos Médicos tomassem uma posição conjunta, sobre um problema que se arrasta há três anos.

Os cirurgiões da unidade já assumiram perante a direção clínica a indisponibilidade para levar a cabo qualquer intervenção cirúrgica do foro oncológico que não cumpra os pressupostos, de qualidade na abordagem ao doente.

O conselho de administração do CHTV esclarece em comunicado que "tem vindo a ponderar, e a executar, medidas com vista a ultrapassar a carência de profissionais da área da oncologia, minimizando eventuais transtornos para os doentes".

Recentemente, foi possível proceder à contratação de um especialista em regime de prestação de serviços e assegurar a continuidade da colaboração de uma médica oncologista até final do ano, antevendo-se, desde já, a possibilidade de contratação futura". A decorrer está também um concurso de recrutamento de um especialista para Oncologia.

A informação mais vista

+ Em Foco

Em Pedrógão Grande, dois anos depois dos incêndios, quase só os estrangeiros são atraídos para a região.

Uma equipa da RTP acompanhou o curso dos novos seguranças pessoais, "sombras" de quem protegem.

Toda a informação sobre a União Europeia é agora agregada em conteúdos de serviço público. Notícias para acompanhar diariamente na página RTP Europa.

    Em cada uma destas reportagens ficaremos a conhecer as histórias de pessoas ou de projectos que, por alguma razão, inspiram ou surpreendem.