Sete pescadores resgatados de atuneiro afundado

por Mário Aleixo - RTP
Mestre Gregório contou as horas difíceis vividas pelos pescadores RTP

Os sete pescadores do atuneiro madeirense "Sete Mares", que esteve incontactável desde quarta-feira de manhã, já desembarcaram no Funchal e dizem que uma forte ondulação acabou por fazer a embarcação ir ao fundo.

Mestre Gregório, o responsável da embarcação, contou que faziam a pesca do atum a 12 milhas da Ponta do Pargo, na zona oeste da ilha da Madeira, quando foram surpreendidos por "uma onda com quatro a cinco metros" e o barco "foi ao fundo".

O pescador, que anda "há 43 anos no mar", salientou que "a ondulação estava muito forte" e que tudo aconteceu cerca das 9h15 de quarta-feira.

Helena Correia, Augusto Eurico, Carlos Camacho - RTP

Mencionou que "não deu tempo para nada", nem para utilizar os meios de socorro, apenas para "lançar a balsa", que até caiu "ao contrário" no mar, tendo um pescadores conseguido voltá-la.

"Três ficaram dentro e os outros lançaram-se ao mar", referiu, adiantando que estiveram na balsa durante "quatro dias e três noites".

Ao final da tarde de sábado a marinha avançava a informação de que os sete pescadores tinham sido resgatados e que se encontravam bem.

O mestre da embarcação de pesca criticou o facto da balsa não estar devidamente apetrechada com água, mantimentos e elementos de localização suficientes.

O "Sete Mares" era um atuneiro com cerca de 13 metros e naufragou ao largo do Funchal.
Três irmãos entre os sete tripulantes
Dos sete pescadores, seis são da freguesia do Caniçal, no concelho de Machico, no extremo leste da Madeira. Destes, três são irmãos e um é da freguesia vizinha de Machico.

Os pescadores foram resgatados e conduzidos até ao Funchal pela lancha rápida da Marinha Portuguesa Hidra e a aguardá-los, no porto do Funchal, estavam familiares e elementos da Equipa Médica de Intervenção Rápida (EMIR) que fizeram uma reavaliação do seu estado de saúde.

Também se encontravam presentes o comandante da Zona Marítima da Madeira, o secretário regional da Agricultura e Pescas e o diretor das Pescas da Madeira.

Depois do alerta de que a embarcação não estabelecia qualquer comunicação com o armador há três dias, foi desencadeada sexta-feira uma operação de busca e salvamento que envolveu dois meios da Marinha, a lancha "Hidra" e o navio-patrulha "Tejo".

Sábado os meios foram reforçados com o avião da Força Aérea do Aeródromo do Porto Santo, que acabou por detetar a balsa com os pescadores.

"Não nos largou até chegarem os barcos", declarou o mestre Gregório.

c/ Lusa
pub