Sindicato denuncia substituição ilegal de trabalhador em greve no Hospital Curry Cabral

por Lusa

Lisboa, 24 mai (Lusa) -- O Sindicato dos Trabalhadores da Administração Pública denunciou hoje uma substituição ilegal de um trabalhador em greve na área da patologia clínica do Hospital Curry Cabral, adiantando que vai ser apresentada uma queixa ao Centro Hospitalar Lisboa Central.

O secretário-geral do Sindicato dos Trabalhadores da Administração Pública (SINTAP), José Abraão, disse que a substituição se deu na receção de produtos de patologia clínica na receção de material de análises.

Os técnicos de diagnóstico e terapêutica iniciaram hoje às 00:00 dois dias de greve nacional por falta de acordo com o Governo sobre matérias relativas às tabelas salariais, transições para nova carreira e sistema de avaliação.

José Abrão adiantou hoje de manhã que a adesão à greve nos hospitais de Norte a Sul do país se situa entre os 80 e os 90%.

A greve foi convocada pelas quatro estruturas sindicais que representam os técnicos superiores de diagnóstico e terapêutica, sendo que a paralisação deve afetar análises clínicas, meios complementares de diagnóstico e alguns tratamentos.

O presidente do Sindicato Nacional dos Técnicos Superiores de Saúde das Áreas de Diagnóstico e Terapêutica, Luís Dupont, disse à agência Lusa que o acordo assinado com o Ministério da Saúde esta semana diz respeito a matérias já acordadas em março e que não contempla as reivindicações que levaram a esta paralisação nacional de dois dias.

Os sindicatos alegam que a tabela salarial imposta pelo Governo faz com que cerca de 90% dos técnicos permaneçam na base da carreira toda a sua vida profissional. Além disso, dizem que o sistema de avaliação imposto prolonga a estagnação salarial por mais 10 anos.

A greve, que se prolonga até às 24:00 de sexta-feira, prevê o cumprimento de serviços mínimos, abrangendo tratamentos de quimioterapia e radioterapia ou os serviços de urgência.

Os trabalhadores têm prevista para hoje uma manifestação a partir das 14:30 no Marquês de Pombal, em Lisboa, estando programado um desfile até à Assembleia da República.

Tópicos
pub