Sindicato dos Técnicos de Ambulância de Emergência acusa Ordem dos Enfermeiros de corporativismo

por Sandra Henriques

Foto: Stoyan Nenov/Reuters

O Sindicato dos Técnicos de Ambulância de Emergência considera uma injustiça que estes profissionais estejam impedidos de administrar injeções de glicose a vítimas de hipoglicemia sem supervisão médica, depois da providência cautelar apresentada pela Ordem dos Enfermeiros.

“É uma injustiça. Todos os nossos atos são controlados por médicos. Nós temos formação para os atos que fazemos, ao contrário do que se quer passar. E somos auditados por todos os atos que fazemos. Portanto, não percebemos o porquê desta decisão”, afirma o sindicalista Ricardo Rocha à Antena 1.

O presidente do sindicato defende que se trata de uma atitude corporativista, até porque em cinco meses os técnicos de ambulância e emergência solucionaram 182 casos a nível nacional com a injeção de glicose.

O Jornal de Notícias conta esta manhã que a decisão judicial foi tomada na sequência de uma providência cautelar apresentada pela Ordem dos Enfermeiros. Desde dezembro que os profissionais que tripulam a maioria dos meios de emergência médica do INEM estavam autorizados a administrar injeções a estes doentes. Esta suspensão provisória do despacho governamental pode atrasar o tratamento ao doente em pelo menos 20 minutos.

pub