SIRESP voltou a dar problemas mas incêndios abrandam

por Mário Aleixo - RTP
O fogo continua a lavrar em Proença-a-Nova Sérgio Azenha - EPA

A Proteção Civil revelou na última noite que, durante várias horas, o sistema de comunicações de emergência esteve a funcionar com intermitências.

A porta-voz da Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC), Patrícia Gaspar, diz que estas falhas não comprometeram a gestão dos meios de combate a incêndios.

Foi preciso recorrer a outras redes para garantir a comunicação entre os operacionais que combatem dezenas de fogos a nível nacional.

Estas falhas foram confirmadas por Patrícia Gaspar na RTP3.

Quanto aos incêndios - a última atualização feita às 5h00 com o comandante Miguel Cruz -, estavam dois fogos ativos na Sertã e Castelo Branco.

Não há localidades em risco, não há estradas cortadas (apenas algumas estradas municipais). O IC8 e a A23 foram reabertas durante a madrugada, embora esta última tenha voltado a ser cortada às 6h00. A Proteção Civil vai avaliar esta terça-feira o regresso a casa de pessoas que foram retiradas na véspera.


O comandante Miguel Cruz diz que já não há localidades em risco.

A situação está mais controlada, mas a Proteção Civil ainda espera um dia de muito trabalho.

Os incêndios da Sertã e de Castelo Branco mobilizavam esta manhã um total de 1.363 operacionais, apoiados por 435 meios terrestres, segundo a página da ANPC.

O maior dos dois é o que lavra em Mação, tendo deflagrado na Sertã no domingo à tarde, e entrado também no concelho de Proença-a-Nova. Este fogo é combatido por 992 operacionais e 314 veículos.

O outro fogo em Castelo Branco deflagrou na freguesia de Santo André das Tojeiras no domingo, tendo passado para o concelho de Vila Velha de Ródão. Este incêndio mobiliza 371 operacionais e 122 veículos.

Segundo a página da ANPC, um incêndio em Bragança, na freguesia de Lavandeira, Beira Grande e Selores (concelho de Carrazeda de Ansiães) encontra-se dominado, mobilizando 45 operacionais e 13 meios terrestres.
Tópicos
pub