Sistema das chamadas de emergência do INEM colapsou

por RTP

O sistema de atendimento das chamadas de emergência 112 pelo INEM teve esta sexta-feira um colapso geral. A RTP sabe que o sistema colapsou durante a tarde e assim permaneceu durante horas.

Deixou de funcionar a ligação entre a central 112 da polícia e os quatro centros regionais de orientação dos doentes urgentes. Ou seja, os CODU (Centro de Orientação de Doentes Urgentes) do Porto, Coimbra, Lisboa e Algarve.

A solução de recurso passou pela distribuição de telemóveis de reserva por alguns operadores. À polícia foi pedido que anotasse os contactos das pessoas que ligavam para se poder depois efectuar uma chamada de retorno.

Como resultado, registaram-se vários atrasos na prestação do serviço de urgência. O sistema só foi restabelecido ao final da tarde.

Fonte oficial do INEM, contactada pela RTP, confirmou a deteção da falha no sistema às 15 e 30 e garantiu que depois das 18 e 30 foi restabelecido o funcionamento normal.

O INEM garante ainda que foram desenvolvidos todos os esforços para minimizar o impacto da falha na prestação do serviços de emergência médica.
pub